REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Currículo de formação inicial de professores de um curso de Licenciatura em Letras a distância
Autor(es): Sensato, Marisa Garbellini
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Resumo: brasileira que está se desenvolvendo rapidamente e oferece potencial de ampliação do acesso à formação universitária no país. Foi nesse contexto que esta pesquisa se se inseriu, tendo por objetivo geral analisar criticamente o currículo de um curso de Licenciatura em Letras a distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizado no período de 2014 a 2018 e com foco em sua integração com as tecnologias. Para tanto, foi realizado um estudo de caso visando analisar a concepção de currículo que orienta o Projeto Pedagógico do curso em questão; identificar as especificidades do currículo do curso em estudo, prescrito e desenvolvido na formação em análise; analisar a integração entre o currículo do curso e as tecnologias digitais de informação e comunicação e compreender a presença de indicadores de web currículo; reconhecer de que maneira o currículo se materializa nas práticas realizadas no curso. Para o desenvolvimento deste estudo de caso de tipo netnográfico, foi dado um enfoque qualitativo, com base em estudo bibliográfico e análise documental, além de entrevista semiestruturada com os egressos do curso e professores. O cenário foi composto por um curso de Licenciatura em Letras EaD, público e gratuito, realizado em um polo da Rede Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) da cidade de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram seis egressos do curso e dois professores que ministraram disciplinas. O material empírico coletado foi analisado a partir dos referenciais teóricos de currículo, formação de professores e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação. Empreendida a análise de prosa, evidenciou-se que o currículo prescrito do curso preconiza a integração das TDIC na formação de professores, tendo como objetivo precípuo a formação crítica dos sujeitos no que concerne às TDIC, de modo a integrá-las nas práticas pedagógicas. A análise dessas práticas indicou que as mudanças e inovações estavam fortemente vinculadas à formação dos docentes do curso. Os docentes do curso participantes da pesquisa afirmaram que ressignificaram suas práticas a partir da atuação no curso EaD. Quanto às inovações curriculares do curso, os achados de pesquisa revelaram que esse processo é dificultado pela descontinuidade das políticas públicas de formação de professores, pelo excesso de diretrizes curriculares determinadas pelo Ministério da Educação (MEC), pela falta de investimentos na Educação no Brasil e pelo descumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). Os dados apontaram para a necessidade de debates de âmbito nacional sobre as Diretrizes Curriculares para o Curso de Letras e sobre a Base Nacional Curricular de Formação de Professores. Foi também identificada a necessidade de estudos teóricos e de e aprofundamento pelos profissionais que concebem as políticas curriculares e os currículos da formação de professores, especificamente no que concerne à compreensão do conceito e da composição do currículo dos cursos a distância e à integração desses cursos ao contexto das instituições de Ensino Superior e ao fortalecimento do papel dos professores na construção de práticas pedagógicas
Abstract: Distance teacher training is a reality in Brazilian higher education, a field that grows fast and enables higher education access expansion in the country. This research was developed in this context, having as main goal to critically analyze the curriculum and the technology integration of a distance learning degree in Portuguese offered by Universidade Aberta do Brasil (UAB), carried out from 2014 to 2018. To this end, it was carried out a case study in order to: analyze the curriculum design that guides the pedagogical project of the course in focus; identify the specificities of the curriculum of the course prescribed and developed in the training in focus; analyze the integration between this curriculum and digital information and communication technologies as well as understand the presence of web curriculum indicators; and recognize how the curriculum is materialized in the practices carried out in the course. For the development of this netnographic case study, it was adopted a qualitative approach based on a bibliographic study and a documental analysis, in addition to a semistructured interview with professors and course graduates. The context consists of a public and free distance degree in Portuguese, held in a center of Rede Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) in the city of São Paulo. The research subjects were six graduates and two professors of the course. The empirical material collected was analyzed in accordance with the theoretical frameworks of curriculum, teacher training and Digital Information and Communication Technologies (DICT) in Education. The analysis showed that the prescribed curriculum of the course advocates the integration of DICT in teacher training regarding the subjects’ critical use of DICT in pedagogical practices.The analysis of these practices indicated that changes and innovations are strongly connected with teacher training in the course. The participating teachers stated that they re-signified their practices based on their performance in this distance course. As for the curricular innovations, the research findings reveal that this process is hampered by the discontinuity of public policies for teacher training; by the excess of curricular guidelines defined by the Ministry of Education (MEC); by the lack of investments in education in Brazil; and for noncompliance with the National Education Plan (PNE). The data showed the need for national debates on the curriculum guidelines for degrees in Languages and on the Curriculum National Base for Teacher Training. The need for theoretical and in-depth studies was also identified by the professionals who design curricular policies and curricula for teacher training, giving special attention to the comprehension of the concept of curriculum and its design in distance courses and the integration of these courses into the context of higher education as well as the strengthening of the teachers’ role to build pedagogical practices
Palavras-chave: Currículo
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Educação a distância
Web currículo
Universidade Aberta do Brasil
Netnografia
Curriculum
Digital Information and Communication Technologies
Distance education
Web curriculum
Universidade Aberta do Brasil
Netnography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Sensato, Marisa Garbellini. Currículo de formação inicial de professores de um curso de Licenciatura em Letras a distância. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27803
Data do documento: 12-Ago-2022
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