REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27798
Tipo: Tese
Título: Por uma pedagogia do cuidado: contribuições de Ferenczi e Winnicott para a educação
Título(s) alternativo(s): For a pedagogy of care: Ferenczi and Winnicott's contributions to education
Autor(es): Almeida, Alexandre Patricio de
Primeiro Orientador: Naffah Neto, Alfredo
Resumo: A presente tese de doutorado visa situar as contribuições da ética do cuidado em psicanálise para a educação. Nomeia-se, aqui, de ética do cuidado, o arcabouço teóricoclínico desenvolvido por Sándor Ferenczi e ampliado, significativamente, por Donald W. Winnicott. Como metodologia, utiliza-se fragmentos de relatos autobiográficos do próprio autor da pesquisa, assim como breves passagens relacionadas à sua experiência profissional adquirida no campo pedagógico. Trata-se, pois, de um estilo de narrativa, em primeira pessoa, inspirado pelo movimento literário que ficou conhecido como ‘autoficção’ (Doubrovsky, 1977). O escopo do trabalho encaixa-se na esfera da psicanálise aplicada ou da clínica ampliada. Resgata-se, assim, o sentido histórico-social da teoria psicanalítica, atravessado pelo olhar da perspectiva crítica da psicologia escolar, que coloca em evidência o contexto em que se situa um determinado indivíduo ou instituição. Cultiva-se, como objetivo central, apresentar ao público leigo, principalmente aos profissionais da educação, os pressupostos fundamentais da psicanálise do cuidado. Para tanto, prioriza-se o uso de uma linguagem clara e pertinente ao universo educacional. Tendo em vista esses aspectos, não se propõe, por fim, um modelo técnico de intervenção, mas sugere-se uma ação transformadora com base nas reflexões lançadas e nos relatos compartilhados
Abstract: This doctoral thesis aims at situating the contributions of psychoanalytical ethics of care to education. The theoretical-clinical framework developed by Sándor Ferenczi and significantly expanded by Donald W. Winnicott is called ethics of care. As methodology, we use fragments of autobiographical accounts of the author of the research himself, as well as brief passages related to his professional experience acquired in the pedagogical field. It is, therefore, a first-person narrative style, inspired by the literary movement that became known as ‘autofiction’ (Doubrovsky, 1977). The scope of the work falls within the sphere of applied psychoanalysis or extended clinical practice. Thus, the historicalsocial meaning of psychoanalytic theory is rescued, crossed by the critical perspective of school psychology, which highlights the context in which a certain individual or institution is located. The main goal is to present to the lay public, especially to education professionals, the fundamental assumptions of the psychoanalysis of care. To this end, the use of clear language pertinent to the educational universe is prioritized. In view of these aspects, we do not propose a technical model of intervention, but a transforming action is suggested based on the reflections launched and, on the reports, shared
Palavras-chave: Cuidado
Psicanálise
Educação
Ferenczi
Winnicott
Care
Psychoanalysis
Education
Ferenczi
Winnicott
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Almeida, Alexandre Patricio de. Por uma pedagogia do cuidado: contribuições de Ferenczi e Winnicott para a educação. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27798
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Patricio de Almeida.pdf
  Restricted Access
1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.