Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27798
Tipo: | Tese |
Título: | Por uma pedagogia do cuidado: contribuições de Ferenczi e Winnicott para a educação |
Título(s) alternativo(s): | For a pedagogy of care: Ferenczi and Winnicott's contributions to education |
Autor(es): | Almeida, Alexandre Patricio de |
Primeiro Orientador: | Naffah Neto, Alfredo |
Resumo: | A presente tese de doutorado visa situar as contribuições da ética do cuidado em psicanálise para a educação. Nomeia-se, aqui, de ética do cuidado, o arcabouço teóricoclínico desenvolvido por Sándor Ferenczi e ampliado, significativamente, por Donald W. Winnicott. Como metodologia, utiliza-se fragmentos de relatos autobiográficos do próprio autor da pesquisa, assim como breves passagens relacionadas à sua experiência profissional adquirida no campo pedagógico. Trata-se, pois, de um estilo de narrativa, em primeira pessoa, inspirado pelo movimento literário que ficou conhecido como ‘autoficção’ (Doubrovsky, 1977). O escopo do trabalho encaixa-se na esfera da psicanálise aplicada ou da clínica ampliada. Resgata-se, assim, o sentido histórico-social da teoria psicanalítica, atravessado pelo olhar da perspectiva crítica da psicologia escolar, que coloca em evidência o contexto em que se situa um determinado indivíduo ou instituição. Cultiva-se, como objetivo central, apresentar ao público leigo, principalmente aos profissionais da educação, os pressupostos fundamentais da psicanálise do cuidado. Para tanto, prioriza-se o uso de uma linguagem clara e pertinente ao universo educacional. Tendo em vista esses aspectos, não se propõe, por fim, um modelo técnico de intervenção, mas sugere-se uma ação transformadora com base nas reflexões lançadas e nos relatos compartilhados |
Abstract: | This doctoral thesis aims at situating the contributions of psychoanalytical ethics of care to education. The theoretical-clinical framework developed by Sándor Ferenczi and significantly expanded by Donald W. Winnicott is called ethics of care. As methodology, we use fragments of autobiographical accounts of the author of the research himself, as well as brief passages related to his professional experience acquired in the pedagogical field. It is, therefore, a first-person narrative style, inspired by the literary movement that became known as ‘autofiction’ (Doubrovsky, 1977). The scope of the work falls within the sphere of applied psychoanalysis or extended clinical practice. Thus, the historicalsocial meaning of psychoanalytic theory is rescued, crossed by the critical perspective of school psychology, which highlights the context in which a certain individual or institution is located. The main goal is to present to the lay public, especially to education professionals, the fundamental assumptions of the psychoanalysis of care. To this end, the use of clear language pertinent to the educational universe is prioritized. In view of these aspects, we do not propose a technical model of intervention, but a transforming action is suggested based on the reflections launched and, on the reports, shared |
Palavras-chave: | Cuidado Psicanálise Educação Ferenczi Winnicott Care Psychoanalysis Education Ferenczi Winnicott |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
Citação: | Almeida, Alexandre Patricio de. Por uma pedagogia do cuidado: contribuições de Ferenczi e Winnicott para a educação. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27798 |
Data do documento: | 12-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandre Patricio de Almeida.pdf Restricted Access | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.