REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27441
Tipo: Monografia de Especialização
Título: O papel do gestor na mediação de conflitos internos no ambiente escolar
Autor(es): Eller, Edson Wander
Primeiro Orientador: Albuquerque, Helena
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica buscou investigar a atuação do gestor educacional enquanto mediador de conflitos, que podem ser observados em diversos contextos sociais, além de apresentar formas de resolução dos mesmos com vistas a uma proposta mais elaborada, harmônica que leva em consideração os sentimentos e os pontos de vista dos outros. Algumas práticas, chamadas de restaurativas, fornecem procedimentos de ações proativas que podem colaborar para uma melhoria na prevenção e na resolução positiva de conflitos, contribuindo para o desenvolvimento de boas relações no ambiente escolar. Investigou-se o quanto é importante para gestor saber lidar com os diversos conflitos e com ações democráticas, tornar possível realizar a mediação para melhorar as condições do relacionamento entre seus colaboradores e professores, atuando assim com aqueles que se apresentam em situações de risco. Fundamentou-se em autores como Michael Apple, Álvaro Chrispino, Heloísa Luck, Helena Albuquerque, entre outros, que trouxeram contribuição significativa para o desenvolvimento dessa pesquisa. Objetivou-se analisar como os gestores podem administrar os conflitos interpessoais dentro da instituição de ensino e como o processo metodológico de mediação pode ser percebido pela equipe escolar, bem como sensibilizar para utilização de ferramentas simples em recursos e profundas nas relações de convivência, dando destaque especial ao desenvolvimento de valores importantes, tais como o respeito a responsabilidade social e a autodisciplina
Abstract: This literature research aimed to investigate the role of the educational manager as a mediator of conflicts, which can be observed in several social contexts, and present ways of solving them with a view to a more elaborate harmonic proposal that takes into account the feelings and points of view of others. Some practices, called restorative, provide procedures for proactive actions which can contribute to an improvement in the prevention and positive conflict resolution, contributing to the development of good relationships at the school environment. For the manager, will be investigated how is important to know to work with the several conflicts and with democratic actions, make it possible to carry out the mediation to improve the conditions of the relationship between employees and teachers , making it work with those who present themselves at risk. It was based on authors such as Michael Apple, Alvaro Chrispino, Heloisa Luck, Helena Albuquerque, among others, who brought significant contribution to the development of this research. Thus, this study aimed to examine how managers can manage interpersonal conflicts within the educational institution and as the methodological process of mediation can be perceived by the school staff, as well as raise awareness of the use of simple tools resources and deep the living relations, giving special emphasis to the development of important values such as respect for social responsibility and self-discipline
Palavras-chave: Mediação
Conflitos
Gestor
Ações democráticas
Mediation
Conflict
Manager
Democratic actions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Gestão Educacional e Escolar
Citação: Eller, Edson Wander. O papel do gestor na mediação de conflitos internos no ambiente escolar. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão Educacional e Escolar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27441
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON WANDER ELLER.pdf846,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.