Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27238| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Processos psicossociais de sofrimento e adoecimento em professores da rede pública de São Paulo durante a pandemia |
| Título(s) alternativo(s): | Psychosocial processes of suffering and illness in public school teachers in São Paulo during the pandemic |
| Autor(es): | Matos, Ronaldo dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Aguiar, Wanda Maria Junqueira de |
| Resumo: | Esta investigação assumiu como objetivo geral apreender as significações referentes ao exercício da docência durante o isolamento decorrente da pandemia de Covid-19, bem como as significações sobre os processos psicossociais de sofrimento e/ou adoecimento vivenciados neste percurso por uma educadora da rede pública paulistana. O estudo se embasa no referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica, que se constituiu a partir do materialismo histórico e dialético, e que possibilita analisar os processos psicossociais por meio dos quais potencializaram-se as precarizações e, consequentemente, as incidências de condições favoráveis ao sofrimento e ao adoecimento decorrentes do exercício profissional sem que sejam produzidas naturalizações e/ou dicotomizações. O procedimento de análise e interpretação decorreu de relatos obtidos mediante três entrevistas reflexivas, por meio das quais a docente entrevistada apresentou suas considerações acerca das vivências realizadas no decurso supracitado, que compreende o período entre março de 2021 e o primeiro semestre de 2022. Viabilizou-se, nesse contexto, a proposta dos Núcleos de Significação em conformidade às produções de Aguiar e Ozella (2006 e 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). As análises produzidas possibilitam inferir sobre as desigualdades, as precarizações e pelo acirramento de vulnerabilidades ao qual educandos e suas famílias estiveram expostos e, concomitantemente, denunciam as consequências de exercer a docência em meio a tais situações. Espera-se que o estudo possa contribuir para a reflexão acerca dos processos psicossociais de sofrimento e adoecimento oriundos da realização do trabalho docente, perante as agruras às quais a parcela mais pobre da população esteve submetida |
| Abstract: | This investigation has as its general objective to apprehend the meanings referring to the exercise of teaching during the isolation resulting from the pandemic caused by the “Covid-19 outbreak, as well as the meanings of the psychosocial processes of suffering and/or illness experienced throughout this journey, by an educator from the São Paulo educational public system. The study is based on the theoretical-methodological framework of Socio-Historical Psychology, which was constituted by the Historical and Dialectical Materialism, and which makes it possible to analyze the psychosocial processes through which the precariousness and, consequently, the incidences of favorable conditions to suffering and illness were potentiated as a result from professional practice without naturalizations and/or dichotomizations being produced. The analysis and interpretation procedure are a result of reports obtained through three reflective interviews. From there, the interviewed teacher presented her considerations about the experiences carried out in the aforementioned course – between March 2021 and the first semester of 2022. In this context, a proposal for the Nuclei of Meaning was made possible in accordance with the productions of Aguiar and Ozella (2006 and 2013); Aguiar, Soares and Machado (2015). The analyzes produced make it possible to infer the inequalities, precariousness, and due to the intensification of vulnerabilities to which students and their families were exposed, and concomitantly, denounce the consequences of teaching during such situations. It is hoped that this paper can contribute to the reflection on the psychosocial processes of suffering and illness arising from the performance of teaching work, in the face of the hardships to which the poorest part of the pollution was subjected |
| Palavras-chave: | Docência Sofrimento Adoecimento Pandemia Teaching Suffering Illness Pandemic |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
| Citação: | Matos, Ronaldo dos Santos. Processos psicossociais de sofrimento e adoecimento em professores da rede pública de São Paulo durante a pandemia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27238 |
| Data do documento: | 24-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ronaldo dos Santos Matos.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

