REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Ronaldo dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760750278723018pt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Wanda Maria Junqueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565105678352914pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T15:57:18Z-
dc.date.available2022-08-24T15:57:18Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.citationMatos, Ronaldo dos Santos. Processos psicossociais de sofrimento e adoecimento em professores da rede pública de São Paulo durante a pandemia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27238-
dc.description.resumoEsta investigação assumiu como objetivo geral apreender as significações referentes ao exercício da docência durante o isolamento decorrente da pandemia de Covid-19, bem como as significações sobre os processos psicossociais de sofrimento e/ou adoecimento vivenciados neste percurso por uma educadora da rede pública paulistana. O estudo se embasa no referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica, que se constituiu a partir do materialismo histórico e dialético, e que possibilita analisar os processos psicossociais por meio dos quais potencializaram-se as precarizações e, consequentemente, as incidências de condições favoráveis ao sofrimento e ao adoecimento decorrentes do exercício profissional sem que sejam produzidas naturalizações e/ou dicotomizações. O procedimento de análise e interpretação decorreu de relatos obtidos mediante três entrevistas reflexivas, por meio das quais a docente entrevistada apresentou suas considerações acerca das vivências realizadas no decurso supracitado, que compreende o período entre março de 2021 e o primeiro semestre de 2022. Viabilizou-se, nesse contexto, a proposta dos Núcleos de Significação em conformidade às produções de Aguiar e Ozella (2006 e 2013) e Aguiar, Soares e Machado (2015). As análises produzidas possibilitam inferir sobre as desigualdades, as precarizações e pelo acirramento de vulnerabilidades ao qual educandos e suas famílias estiveram expostos e, concomitantemente, denunciam as consequências de exercer a docência em meio a tais situações. Espera-se que o estudo possa contribuir para a reflexão acerca dos processos psicossociais de sofrimento e adoecimento oriundos da realização do trabalho docente, perante as agruras às quais a parcela mais pobre da população esteve submetidapt_BR
dc.description.abstractThis investigation has as its general objective to apprehend the meanings referring to the exercise of teaching during the isolation resulting from the pandemic caused by the “Covid-19 outbreak, as well as the meanings of the psychosocial processes of suffering and/or illness experienced throughout this journey, by an educator from the São Paulo educational public system. The study is based on the theoretical-methodological framework of Socio-Historical Psychology, which was constituted by the Historical and Dialectical Materialism, and which makes it possible to analyze the psychosocial processes through which the precariousness and, consequently, the incidences of favorable conditions to suffering and illness were potentiated as a result from professional practice without naturalizations and/or dichotomizations being produced. The analysis and interpretation procedure are a result of reports obtained through three reflective interviews. From there, the interviewed teacher presented her considerations about the experiences carried out in the aforementioned course – between March 2021 and the first semester of 2022. In this context, a proposal for the Nuclei of Meaning was made possible in accordance with the productions of Aguiar and Ozella (2006 and 2013); Aguiar, Soares and Machado (2015). The analyzes produced make it possible to infer the inequalities, precariousness, and due to the intensification of vulnerabilities to which students and their families were exposed, and concomitantly, denounce the consequences of teaching during such situations. It is hoped that this paper can contribute to the reflection on the psychosocial processes of suffering and illness arising from the performance of teaching work, in the face of the hardships to which the poorest part of the pollution was subjecteden_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTeachingen_US
dc.subjectSufferingen_US
dc.subjectIllnessen_US
dc.subjectPandemicen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleProcessos psicossociais de sofrimento e adoecimento em professores da rede pública de São Paulo durante a pandemiapt_BR
dc.title.alternativePsychosocial processes of suffering and illness in public school teachers in São Paulo during the pandemicen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronaldo dos Santos Matos.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.