REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27222
Tipo: Tese
Título: A pedagogia da visão como amizade: uma análise exegética de Jo 1,43-51
Autor(es): Silva, Nelson Maria Brechó da
Primeiro Orientador: Araujo, Gilvan Leite de
Resumo: A presente tese faz uma análise da perícope Jo 1,43-51. Ela indica uma leitura em torno da pedagogia da visão como amizade a serviço da vida. Com isso, averigua-se a dinâmica do verbo blh,pw (fitar), qewre,w (contemplar) e o`ra ,w (ver). Este último sentido é o que aparece nesta pesquisa sobre o chamado de Filipe e de Natanael. No primeiro capítulo, destaca-se o horizonte temático do discipulado. Nesse sentido, por um lado, vêse a obra joanina e a dimensão do discipulado. Por outro, discute-se a hipótese de leitura da pedagogia da visão como amizade inerente aos verbos: encontrar, ver, crer, conhecer e seguir”. O segundo capítulo trata das questões exegéticas de crítica textual; delimitação; segmentação e estrutura; tradução; análise linguístico-sintática; análise semântica; análise pragmática; e análise hermenêutica. Por conseguinte, o terceiro capítulo apresenta: primeiro, Jesus que chama Filipe ao seguimento (vv. 43-44); segundo, o diálogo entre Filipe e Natanael (vv. 45-46); terceiro, o diálogo entre Jesus e Natanael (vv. 47-51). No quarto e último capítulo, observam-se: primeiro, a tradição judaica, sobretudo, com Gn 28,10-22 acerca do sonho de Jacó; segundo, a tradição sapiencial, no tocante à amizade em Eclo 6,5-17; terceiro, a tradição essênia presente no livro de Jubileus 27,19-27, especialmente a releitura do sonho de Jacó com o acréscimo da imagem da árvore
Abstract: The present thesis analyzes the pericope Jo 1,43-51. It indicates a reading around the pedagogy of vision as friendship in the service of life. With this, the dynamics of the verb blh,pw (to gaze), qewre,w (to contemplate) and o`ra ,w (to see). This last sense is what appears in this research on the call of Philip and Nathaniel. In the first chapter, the thematic horizon of discipleship is highlighted. In this sense, on the one hand, we see the joanina work and the dimension of discipleship. On the other hand, the hypothesis of reading the pedagogy of vision as a friendship inherent to verbs is discussed: to find, see, believe, know and follow. The second chapter deals with the exegetical issues of textual criticism; delimitation; segmentation and structure; translation; linguistic-syntactic analysis; semantic analysis; pragmatic analysis; and hermeneutic analysis. Therefore, the third chapter presents: first, Jesus who calls Philip to the following (vv. 43-44); second, the dialogue between Philip and Nathanael (vv. 45-46); third, the dialogue between Jesus and Nathanael (vv. 47-51). In the fourth and last chapter, we observe: first, the jewish tradition, above all, with Gen 28,10-22 about Jacob's dream; second, the wisdom tradition, regarding friendship in Eclo 6,5-17; third, the essene tradition present in the book of Jubilees 27,19-27, especially the re-reading of Jacob's dream with the addition of the image of the tree
Palavras-chave: Encontrar
Ver
Crer
Conhecer
Seguir
Meet
See
Believe
To know
Follow
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Teologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia
Citação: Silva, Nelson Maria Brechó da. A pedagogia da visão como amizade: uma análise exegética de Jo 1,43-51. 2022. Tese (Doutorado em Teologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27222
Data do documento: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelson Maria Brechó da Silva.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.