REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorFerreira, Filipe Augusto Marques-
dc.contributor.advisor1Fantini, João Angelo-
dc.date.accessioned2022-08-23T23:43:49Z-
dc.date.available2022-08-23T23:43:49Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationFerreira, Filipe Augusto Marques. Tarkovski e o signos que se repetem: conceito de fantasia em Freud aplicado ao cinema. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27154-
dc.description.resumoDiante da repetição que pontua a cada filme, um dos temas que podemos apontar é o Real (Lacan). No filme autobiográfico “O Espelho” o espectador encontra uma dificuldade na compreensão pela falta de linearidade da narrativa cheia de elipses de tempo. O roteiro se mantém na mesma constância até o fim, não há pontos de virada e o personagem já adulto não aparece em cena, no máximo em um plano aberto que se limita ao pescoço. Essa imagem do personagem acefálico deitado na maca de um consultório médico nos mostra que existe algo que não pode ser representado diante da mise-en-scène, a pulsão que se impõe e age como sintoma de angina. Esse filme trata da livre expressão de um sujeito através do sintoma. Se o personagem não se apresenta em cena, são os demais que fazem a sua função, cada qual como parte de uma representação do mesmo sujeito. O cavalo, a água, o vento, o cachorro, a mãe, são signos recorrentes em sua filmografia inclusive nas livres adaptações de literatura como no caso de “Solaris” e “Piquenique na estrada”(Stalker). Porém é em “O Espelho” que o espectador encontrará esse tesouro de significantes apontados diretamente para o autor. E por ser um filme sobre o recalque das pulsões, as metáforas e metonímias costuram a falta com imagens. Tarkovski dizia que sua arte era a de esculpir o tempopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTarkovskipt_BR
dc.subjectO Espelhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleTarkovski e o signos que se repetem: conceito de fantasia em Freud aplicado ao cinemapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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