Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26370| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | O processo de autoria na carreira docente: uma busca por competências formativas à luz das metodologias ativas para o ensino de língua portuguesa |
| Autor(es): | Moreira, Fernando Jorge |
| Primeiro Orientador: | Mathias, Maria Otilia José Montessanti |
| Resumo: | A temática que nos propusemos a estudar diz respeito à análise dos processos e competências que formam o professor-autor na perspectiva das metodologias ativas para o ensino de Língua Portuguesa. O problema fundamental de nossa pesquisa se refere a entender em que medida as metodologias ativas de aprendizagem podem contribuir para a formação da identidade profissional do docente. Nossa hipótese é a de que essas metodologias podem contribuir para o processo de construção da autoria docente do professor de Língua Portuguesa, corroborando, assim, com o protagonismo de sua prática pedagógica. Tivemos como objetivos identificar as possibilidades pedagógicas propostas pelas metodologias ativas que possam contribuir para o processo de autoria docente e analisar como as competências de autoria, curadoria e mediação se traduzem na prática do ensino de Língua Portuguesa. Neste estudo empregamos como método, a análise documental, a pesquisa bibliográfica e a análise conceitual. A análise documental da Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. A pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento do referencial teórico que embasou todo o estudo. E a análise conceitual que fundamentou a definição teórica dos conceitos de formação docente, prática docente e metodologias ativas. Nesse sentido, as metodologias ativas de aprendizagem podem ser elementos importantes na construção da identidade docente do professor. Por meio de sua utilização, na formação inicial como método de ensino, é possível que o professor de Língua Portuguesa tenha mais subsídios didáticos e metodológicos para atender à demanda educacional que se apresenta nas escolas do século XXI. A mudança nos conceitos educacionais não é um processo fácil. Entretanto, mudar é preciso. Formar professores de Língua Portuguesa baseado na forma tradicional de educação não faz mais sentido nos dias atuais |
| Abstract: | The theme we set out to study refers to the analysis of the processes and competences that can form the teacher-author from the perspective of active methodologies for the teaching of Portuguese Language. The fundamental problem of our research refers to understanding the extent to which active learning methodologies can contribute to the formation of the professional identity of the Portuguese language teacher. Our hypothesis is that these methodologies can contribute to the process of construction of teaching authorship by the Portuguese language teacher, thus corroborating for the protagonism of his pedagogical practice. We aimed to identify the pedagogical possibilities proposed by the active methodologies that can contribute to the teaching authorship process and to analyze how the skills of authorship, curation and mediation become practice of teaching Portuguese. In this study we used as a method, document analysis, bibliographic research and conceptual analysis. The documentary analysis of Resolution CNE / CP No. 2, of December 20, 2019, which defines the National Curriculum Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education. The bibliographic research is about the survey of the theoretical framework that supported the whole study. And the conceptual analysis that supported the theoretical definition of the concepts of Teacher Education, Teaching Practice and active methodologies. This way, active learning methodologies can be important elements in the construction of the teacher's teaching identity. Through the use of them, it is possible that the Portuguese language teacher has more didactic and methodological subsidies to handle the educational demand that is presented in the schools of the 21st century. Changing educational concepts is not an easy process. However, the change is necessary. Training Portuguese language teachers based on the traditional form of education doesn’t make sense nowadays |
| Palavras-chave: | Autoria docente Ensino de Língua Portuguesa Formação de professores Metodologias ativas Teaching authorship Portuguese language teaching Teacher training Active methodologies |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Língua Portuguesa |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26370 |
| Data do documento: | 29-Mar-2021 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Fernando Jorge Moreira - Monografia.pdf | 626,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

