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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26160
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entropia: materialidade e percepção na arte contemporânea |
Autor(es): | Alvarenga, Christianne |
Primeiro Orientador: | Peixoto, Nelson Brissac |
Resumo: | O termo entropia vem conceituar certos procedimentos na arte contemporânea que caminham para a desintegração estética e para a dissolução do significante. Por um lado, vinculando-se aos aspectos materiais, integram-se às concepções do informe e à predominância do tátil, colocando em crise os dispositivos da percepção através da visualidade e da contemplação estética. Por outro, apontam para o aspecto da desmate realização e para a dissolução da forma com o espaço entono, que remete às relações simbióticas entre matéria e forma, e obra e observador. Esses aspectos também se relacionam com as indistinções entre sujeito e objeto, indivíduo e social, natureza e cultura, repercutindo-se através das noções espaciais de distanciamento e proximidade, interior e exterior, espaço público e espaço privado. Examinando concepções teóricas e analisando obras de artistas emblemáticos da arte contemporânea, buscarei mostrar como se verificam os procedimentos estéticos atuais que caminham para discussão da dissolução entrópica na arte contemporânea |
Abstract: | The term entropy has come to represent certain processes in contemporary art that are directed towards aesthetic disintegration and dissolution of the significant. On the one hand, it is connected to material aspects, integrated with concepts of formlessness along with the predominance of tactility, playing havoc with the faculties of perception through visualization and aesthetic contemplation. On the other hand, it points to the aspect of dematerialisation and to the break down of form within its surrounding space. Such aspects imply the symbiotic relationship between that of the material and of form, the piece and of observer, relating to indistinctness between subject and object, the individual and society, nature and culture, having repercussions on the spatial notions of distance and proximity, interior and exterior, public and private space. By examining theoretical concepts and analysing artists' works emblematic of contemporary art, we seek to show how, current aesthetic processes which lend themselves to discussion of entropy dissolution in contemporary art, can be identified |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Alvarenga, Christianne. Entropia: materialidade e percepção na arte contemporânea. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26160 |
Data do documento: | 24-Jul-2001 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Christianne Alvarenga.pdf Restricted Access | 5,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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