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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26016
Tipo: | Dissertação |
Título: | O artista no instagram: modos de uso, processos e arquivos de criação |
Autor(es): | Lima, Júlia Meireles de |
Primeiro Orientador: | Salles, Cecilia Almeida |
Resumo: | A presente pesquisa analisa o processo de criação artística em meio às dinâmicas comunicativas existentes nas mídias digitais. Para este fim, o estudo teve por base a rede social Instagram (2010) e suas ferramentas, enquanto fomentadoras de novas perspectivas no âmbito criativo, imagético e social dos usuários artistas. A noção de processo de criação elaborada por Cecilia Almeida Salles é o ponto de partida para a análise das práticas criativas, que são, em parte, potencializadas pelo uso de redes sociais como o Instagram - e aparecem ao longo de toda a pesquisa. Visando a contextualização da plataforma escolhida, a pesquisa apoia-se nos estudos de Lev Manovich e Sarah Frier para análise do Instagram sob aspecto de sua evolução mercadológica e estética; passando por questões inerentes à sua utilização, como a imagem e a produção fotográfica, a exposição cotidiana, a interatividade e o algoritmo, por meio de teóricos como Paula Sibilia e Eli Pariser. A partir dessa análise, busca-se entender de que forma as dinâmicas de produção suscitadas pelo Instagram podem tanto trazer pistas e modificações para o processo criativo de artistas, como podem servir enquanto suporte direto de seus trabalhos. Para este fim, investigam-se os artistas Samuel de Saboia e Isabella Galvão, utilizadores da plataforma como parte do seu cotidiano e de divulgação de suas obras e processos; e o artista Gustavo von Ha que, diferentemente dos anteriores, utiliza a plataforma como suporte direto de sua produção artística. Partindo de uma análise que ora se aprofunda em questões únicas de um artista, ora estabelece diálogos com outros presentes na plataforma, o trabalho aborda teóricos como Nicolas Bourriaud, Gilles Lipovetsky e Hito Steyerl; ensaia observações sobre o uso da plataforma; e, contando também com entrevistas realizadas com parte dos artistas, apresenta um possível caminho dos processos ora expostos, ora mediados pela rede social |
Abstract: | This research analyzes the creative process in the midst of the communicative dynamics that exist in digital media. To this end, the study was based on the social network Instagram (2010) and its tools, as they foster new perspectives in the creative, visual and social scope of artist users. The notion of the creative process, as developed by Cecilia Almeida Salles, is the starting point for the analysis of creative practices which are, in part, enhanced by the use of social networks such as Instagram - and which appear throughout the entire research. Aiming at contextualizing the chosen platform, the research is based on the studies of Lev Manovich and Sarah Frier in order to analyze Instagram under the aspect of its marketing and aesthetic evolution; taking into account issues inherent to its use, such as image and photographic production, daily exposure, interactivity and the algorithm, through the work of theorists such as Paula Sibilia and Eli Pariser. From this analysis, we seek to understand how the production dynamics raised by Instagram can both bring clues and changes to the creative process of artists, and can serve as a direct support for their work. To this end, we investigate the artists Samuel de Saboia and Isabella Galvão, who use the platform as part of their daily lives and also as a medium for the dissemination of their works and processes; and artist Gustavo von Ha who, unlike the others, uses the platform as a direct support for his artistic production. Starting from an analysis that sometimes goes deeper into the unique issues of an individual artist, and at times establishes dialogues with others present on the platform, the research approaches the work of theorists such as Nicolas Bourriaud, Gilles Lipovetsky and Hito Steyerl; makes observations about the use of the platform; and, also counting on interviews carried out with some of the aforementioned artists, it presents a possible path of creative processes that are sometimes exposed, sometimes mediated by the social network |
Palavras-chave: | Processos de criação Arte Redes sociais Creative process Art Social network |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Lima, Júlia Meireles de. O artista no instagram: modos de uso, processos e arquivos de criação. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26016 |
Data do documento: | 14-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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