REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26003
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem colaborativa organizacional: um estudo de caso na empresa Mercur S.A
Autor(es): Sapienza, Caren
Primeiro Orientador: Mattar Neto, João Augusto
Resumo: A aprendizagem colaborativa promove a interação social intencional das pessoas pertencentes ao ecossistema organizacional e transforma os benefícios tangíveis e intangíveis (como a informação, o conhecimento e o capital intelectual) em ganhos sustentáveis para a organização e para os indivíduos que a integram. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação é o de compreender a contribuição da aprendizagem colaborativa organizacional (que valorize as pessoas em sua integralidade e estimule as interações e o compartilhamento de saberes) para o alcance dos objetivos da organização. Através desta investigação foram abordadas as estratégias de aprendizagem adotadas para se promover uma cultura colaborativa significativa e transformadora, inspirando novas práticas. A presente investigação foi concebida a partir de uma revisão narrativa de estudos anteriores e referenciais teóricos, trazendo uma perspectiva sobre as organizações como sistemas vivos, complexos, aprendentes, colaborativos, em evolução. Conduzida como uma pesquisa mista aplicada (quanto à abordagem e natureza), de caráter exploratório (quanto aos objetivos), a metodologia proposta foi o estudo de caso único na empresa Mercur S.A., envolvendo triangulação na coleta de dados, com aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas em grupos focais temáticos e análise documental, envolvendo 27 colaboradores participantes. A análise dos dados buscou identificar as principais informações levantadas e categorizá-las em quatro eixos temáticos — Colaboração, Aprendizagem, Integralidade e Interatividade — para organizar as evidências coletadas de forma empírica e relacioná-las com a base conceitual da pesquisa. Como resultado, a premissa de que a colaboração contribui para a aprendizagem organizacional a partir de uma cultura capaz de valorizar as potencialidades particulares de cada colaborador para a sustentabilidade organizacional foi validada
Abstract: Collaborative learning promotes the intentional social interaction of people belonging to the organizational ecosystem and transforms tangible and intangible benefits (such as information, knowledge and intellectual capital) into sustainable gains for the organization and for the individuals that integrate it. In this context, the objective of this dissertation is to understand the contribution of organizational collaborative learning (which values people in their entirety and encourages interactions and knowledge sharing) to achieve the organization's objectives. Through this investigation, the learning strategies adopted to promote a meaningful and transformative collaborative culture were addressed, inspiring new practices. The present investigation was conceived from a narrative review of previous studies and theoretical references, bringing a perspective on organizations as living, complex, learning, collaborative and evolving systems. Conducted as a mixed applied research (in terms of approach and nature), of an exploratory nature (in terms of objectives), the proposed methodology was the single case study at the company Mercur SA, involving triangulation in data collection, with application of a questionnaire, interviews semi-structured in thematic focus groups and document analysis, involving 27 participating collaborators. Data analysis sought to identify the main information collected and categorize them into four thematic axes — Collaboration, Learning, Integrality and Interactivity — to organize the empirically collected evidence and relate it to the conceptual basis of the research. As a result, the premise that collaboration contributes to organizational learning from a culture capable of valuing the particular potential of each employee for organizational sustainability was validated
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
Ecossistema organizacional
Organizações aprendentes
Gestão horizontal
Paradigma evolutivo
Collaborative learning
Organizational ecosystem
Learning organizations
Horizontal management
Evolutionary paradigm
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Sapienza, Caren. Aprendizagem colaborativa organizacional: um estudo de caso na empresa Mercur S.A. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26003
Data do documento: 11-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caren Sapienza de Mello.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.