REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25981
Tipo: Dissertação
Título: Publicidade e os limites da privacidade: percepção dos usuários a anúncios personalizados
Autor(es): Rosa, Bruna Neder
Primeiro Orientador: Silva, Diogo Cortiz da
Resumo: O crescimento da internet modificou aspectos culturais da sociedade com seu alto poder de ampliação da convergência entre campos midiáticos, além de permitir que os usuários se tornassem criadores de conteúdo, alterando seu status de receptor passivo que até então era predominante nos meios de comunicação e também na publicidade. Os usuários passaram a compartilhar diversas informações que são coletadas através de cookies, arquivos que armazenam informações dos usuários não somente para tornar uma experiência de navegação mais qualificada, mas que também são comercializadas por Data Brokers, empresas que possuem dados de diversas fontes comerciais, governamentais e públicas que coletam e categorizam todos eles, criando públicos para serem utilizados na publicidade com o objetivo de atingir apenas os usuários com maior probabilidade de compra de determinado produto ou serviço. O aumento da vigilância gerou também o aumento de discussões sobre a privacidade de dados, que incentivou a criação de novas leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que abordam a transparência dessas empresas na coleta dos dados, mas não em como a sociedade lida com essa vigilância. Por isso, esta dissertação tem como objetivo compreender as percepções dos usuários com relação a anúncios personalizados na publicidade on-line
Abstract: The growth of the internet has changed cultural aspects of society with its high power to expand convergence between media fields, in addition to allowing users to become content creators, changing their status as passive receivers, which until then was predominant in the media as a whole and also in advertising. Users started to share various information that are collected through cookies, which are files that store user information not only to make a more qualified browsing experience, but are also marketed by Data Brokers, companies that have data from various commercial, government and public sources that collect and categorize them all, creating audiences to be used in advertising with the aim of reaching users that are most likely to purchase a particular product or service. Increased surveillance has also generated discussions about data privacy and encouraged the creation of new laws such as the LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados or General Data Protection Regulation), which addresses the transparency of these companies in data collection, but not how society deals with this surveillance. Therefore, this dissertation aims to understand the perceptions of users regarding personalized ads in online advertising
Palavras-chave: Publicidade on-line
Cookies
Data brokers
Privacidade
Anúncios personalizados
Online advertising
Cookies
Data brokers
Privacy
Personalized ads
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Rosa, Bruna Neder. Publicidade e os limites da privacidade: percepção dos usuários a anúncios personalizados. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25981
Data do documento: 11-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Neder Rosa.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.