Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25932
Tipo: | Dissertação |
Título: | O processo cognitivo dos professores imigrantes digitais no período inicial da pandemia do Coronavírus |
Autor(es): | Zorzin, Daiana dos Reis |
Primeiro Orientador: | Nöth, Winfried |
Resumo: | Com o surgimento do coronavírus, no início de 2020, grandes mudanças precisaram ser feitas em todos os setores e em todos os lugares do mundo. A pandemia apenas evidenciou o abismo ao não uso de tecnologia. O governo do Estado de São Paulo, seguindo recomendações sanitárias, declarou quarentena, vários setores tiveram que se reorganizar rapidamente, e para a educação também não seria diferente. Instituições de ensino e professores tiveram que praticamente se adaptar a um cenário novo e totalmente inesperado. O recorte do tema realizado para esse estudo será a experiência de adaptação no uso da tecnologia Microsoft Teams, um software de comunicação por videoconferência, que até então não tinha sido uma ferramenta na execução das atividades acadêmicas, mas que foi escolhida para dar continuidade ao ensino dos alunos pelos professores do TIDD. Sem preparo ou treinamento dos alunos e professores, o acesso a essa tecnologia parecia trazer grandes problemas para a continuidade do ensino acadêmico. Como as gerações lidariam e usariam essas novas tecnologias |
Abstract: | With the emergence of the coronavirus in 2020, major changes needed to be made in all sectors of social life. Teaching and learning had to be adapted to the technologies of remote teaching, and the pandemic highlighted the dilemma of the lack of using the technologies of remote teaching in schools and universities. The government of the state of São Paulo, following the recommendations of their health authorities, declared a quarantine. Many sectors of public service and private business had to be reorganized quickly, especially in the domain of education. All educational institutions, including the universities, had to adapt to a new and entirely unexpected scenario. This study examines be the variety of experiences and adaptations that occurred in the use of the teaching platform “Microsoft Teams” used in the remote teaching of the Catholic University of Sao Paulo from March 2020 on. Until 2020, Microsoft Teams had been a software for communication by videoconference without much relevance to academia. Nevertheless, it was chosen to give continuity to the teaching in all classes of all programs of the Catholic University of São Paulo. Without any previous preparation or training of the students and professors, the access and usability of this technology seemed to bring great problems in this situation. How would the generations of teachers and students deal with, and use, these new technologies? |
Palavras-chave: | Pandemia COVID-19 Ensino remoto Tecnologia digital PUC-SP Pandemic COVID-19 Remote learning Digital technology PUC-SP |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Zorzin, Daiana dos Reis. O processo cognitivo dos professores imigrantes digitais no período inicial da pandemia do Coronavírus. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25932 |
Data do documento: | 10-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daiana dos Reis Zorzin.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.