REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFleider, Mindla Monica Wrencher-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6818750756723243pt_BR
dc.contributor.advisor1Ciampi, Helenice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550147254751529pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-08T20:05:27Z-
dc.date.available2022-04-08T20:05:27Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationFleider, Mindla Monica Wrencher. Criatividade na escola: uma análise de propostas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25895-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a criatividade na escola, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Teve como objeto de estudo o ensino para a criatividade promovido pela ação do professor, que estimula a participação dos alunos em processos criativos, partindo da premissa que a criatividade é um potencial nato e que todos podem desenvolvê-lo. O trabalho teve como objetivo pesquisar de qual forma o ensino para a criatividade, bem como o estímulo ao pensamento criativo, estão sendo abordados na prática pedagógica, em uma escola particular da cidade de São Paulo. O objeto de estudo, portanto, foi a análise das propostas de atividades elaboradas por quatro professoras polivalentes que lecionam no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental e a forma com que concebem o ensino para a criatividade. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, por meio da análise das programações didáticas, seus conteúdos e atividades desenvolvidas, que possibilitaram a análise de propostas que desenvolvem o ensino para a criatividade. Os dados revelaram que esse ensino se mostra circunstancial e dependente do conhecimento e disponibilidade do professor, ou seja, apresentase relegado a contextos específicos. Concluiu-se que o ensino para a criatividade aparece de forma modesta nas propostas de atividades e que a compreensão heterogênea das professoras em relação à criatividade implica na forma com que estimulam e proporcionam situações possibilitadoras do pensar criativo. Adicionalmente, conclui-se que o plano não reflete necessariamente o que é realizado em sala de aula, criando uma situação de fragilidade no ensino para a criatividade. Há diversas situações possíveis que possibilitam desenvolver o pensar criativo nas salas de aula, no entanto, nem sempre se mostraram priorizados nas propostas de atividades analisadaspt_BR
dc.description.abstractThis research investigated creativity in the school setting, specifically during the early years of elementary education. It focused on teaching for creativity through the teacher’s actions to stimulate student participation in creative processes, assuming that creativity is an innate ability that can be developed by all. This study investigated how teaching for creativity and stimulating creative thinking has been approached as pedagogical practice in a private school in Sao Paulo (Brazil) through the analysis of activity plans designed by multidisciplinary teachers who teach in the early grades of elementary school, as well as the ways these teachers conceive teaching for creativity. A qualitative methodology was employed — the examination of didactic plans, content and activities enabled the analysis of proposals that foster teaching for creativity. Data revealed that such practice is circumstantial and dependent on the teacher’s knowledge and availability, meaning that it is utilized in specific contexts. The conclusion is that teaching for creativity shows up timidly in activity planning and that the varying understanding of creativity among teachers influences the way they foster and enable creative thinking opportunities. Additionally, teacher planning does not necessarily articulate what takes place in the classroom, creating a fragile environment for teaching for creativity. There are several possible settings that enable the development of creative thinking in the classroom, however, these are not always prioritized in the activity plans analyzeden_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino para a criatividadept_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.subjectTeaching for creativityen_US
dc.subjectElementary Schoolen_US
dc.subjectCreative thinkingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleCriatividade na escola: uma análise de propostas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MINDLA MÔNICA WRENCHER FLEIDER.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.