REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768
Tipo: Dissertação
Título: Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
Autor(es): Santos, Ezequiel França dos
Primeiro Orientador: Lemes, David de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa pretende geral desenvolver um estudo sobre o uso de wearables em jogos, em particular detectar gestos e utilizar como dispositivos de entrada em jogos, contemplando os fundamentos envolvidos, algoritmos utilizados além da análise de game design, ergonomia e aspectos sociais na abordagem. Apresentamos a modelagem do algoritmo de detecção dos gestos utilizando redes neurais, além de relatar o processo de desenvolvimento e experimentação de hardware e software, sua arquitetura e integração. A justificava dessa investigação é a possibilidade de exploração de uma interface não-convencional para o controle de jogos e escassez de debate sobre especificamente wearables sob a mesma ótica. Além disso, com a ascensão mercado de wearables e da indústria de desenvolvimento de jogos digitais, existe espaço para se explorar o tema. Uma das motivações para a pesquisa teve início no desenvolvimento de um projeto open-source, uma biblioteca para aquisição do movimento de shake (chacoalhar) do Apple Watch, visto que nas bibliotecas padrões do sistema operacional watchOS esta categoria de recurso não existe. Com este projeto verificou-se que as interfaces digitais de wearables não estão limitadas somente as micro-interações, mas também a toda possibilidade de aquisição de dados e detecção de padrões. Deste modo, a escolha do desenvolvimento de um sistema de controle baseado em wearables para este projeto tem o intuito também de fomentar a aplicabilidade dessas tecnologias em jogos digitais
Abstract: This research has as general objective to develop a study on the use of wearables in games, particularly the detection of gestures to use as input devices in games, contemplating the fundamentals involved, algorithms used, and game design analysis, ergonomics, and social aspects in the approach. We present the modelling of the gesture detection algorithm using neural networks and reporting the process of development and experimentation of hardware and software, their architecture, and integration. The justification for this investigation is the possibility of exploiting an unconventional interface for the control of games and the scarcity of debate about specific wearables from the same perspective. In addition, with the rise in wearables and the digital game development industry, there is space to explore the theme. One motivation for the research started with developing an open-source project, a library for the acquisition of the shaking movement of the Apple Watch since within the standard libraries of the operating system watchOS, this resource does not exist. Furthermore, we verified that the wearables interfaces are not limited to micro-interactions, opening others possibilities like data acquisition and pattern detection with this project. Thus, the choice of developing a wearable control system for this project also aims to promote the applicability of these technologies in digital games
Palavras-chave: Wearables
Dispositivos não convencionais no controle de jogos
Redes neurais artificiais
Controle baseado em gestos
Acelerômetro
Non-conventional devices in game control
Artificial neural networks
Gestures based controls
Accelerometer
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Citação: Santos, Ezequiel França dos. Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768
Data do documento: 26-Jan-2022
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