REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24904
Tipo: Tese
Título: Pensamento computacional, Educacao Maker e cultura digital, aplicados aos alunos do Ensino Fundamental I
Autor(es): Bozolan, Sandra Muniz
Primeiro Orientador: Hildebrand, Hermes Renato
Resumo: Trata-se de uma pesquisa exploratoria que tern por objetivo identificar as questoes que envolvem as metodologias ativas na educacao, e como elas estao sendo utilizadas para que o protagonismo de alunos, mediado por professores, acontecam em todos os processos da aprendizagem. Parte do estudo realizado durante a coleta de dados, permitiu uma Revisdo Sistematica de Literatura acerca das metodologias ativas, que sera() abordadas no texto as quais permitiram a organizacao de alguns de seus principais conceitos. Dessas bibliografias, algumas foram vividas em experiencia durante aulas de robotica em 2019, onde os alunos passaram a vivenciar seu protagonismo em atividades "mdo na massa". Dessa experiencia destaca-se o carater social do individuo, que esta vinculado a experiencia de aprendizagem corn todas as variaveis, impactantes neste processo de desenvolvimento. Dentre as abordagens vivenciadas, as metodologias ativas, atraves do Pensamento Computacional e a Educacao Maker do linguagem, destacaramse como elementos fundamentais nesse processo de desenvolvimento, as quais serao analisadas atraves de exemplos tanto da bibliografia, quanto em experiencias reais vivenciados pela pesquisadora. Esta pesquisa busca ampliar a discussao acerca de como as metodologias ativas, impactadas pelas competencias e habilidades da BNCC em especial a Cultura digital, corn use particular do pensamento computacional e o ensino Maker, fomentam os processos educacionais.
Abstract: This is an exploratory research that aims to identify the issues that involve active methodologies in education, and how they are being used so that the protagonism of students, mediated by teachers, takes place in all learning processes. Part of the study carried out during data collection, allowed a Systematic Literature Review about active methodologies, which will be addressed in the text which allowed the organization of some of its main concepts. Of these bibliographies, some were experienced during robotics classes in 2019, where students began to experience their role in hands-on activities. From this experience, the individual's social character stands out, which is linked to the learning experience with all the variables that impact this development process. Among the approaches experienced, active methodologies, through Computational Thinking and Language Maker Education, stood out as fundamental elements in this development process, which will be analyzed through examples both from the bibliography and in real experiences lived by the researcher. This research seeks to broaden the discussion about how active methodologies, impacted by BNCC's competences and abilities, in particular Digital Culture, with particular use of computational thinking and Maker teaching, foster educational processes
Palavras-chave: Metodologias ativas
Pensamento Computacional
Educacao Maker
Cultura digital
Active methodologies
Computational thinking
Maker teaching
Digital culture
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Bozolan, Sandra Muniz. Pensamento computacional, Educacao Maker e cultura digital, aplicados aos alunos do Ensino Fundamental I. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24904
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Muniz Bozolan.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.