REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24888
Tipo: Tese
Título: Sinestesia e percepção como forma de conhecer e reconhecer o mundo numa experiência musical
Título(s) alternativo(s): Sinesthesia and perception as a way to know and recognize the world in a musical experience
Autor(es): Franceschini, Sheila Regiane
Primeiro Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: O interesse pela sinestesia remonta da antiguidade clássica, em que a associação entre os sentidos já era assunto discutível, mas a partir do século XVIII passou a ser objeto de interesse e com destaque no último século. Os suportes desenvolvidos ao longo da história em sinestesia desencadearam um rol de estudos variados para delinear as diversas modalidades de sinestesia, indicar suas características e validar métodos e conceitos, em pesquisa. Em razão disso, algumas dicotomias sobre a sinestesia foram geradas, fazendo-se pensar na sinestesia enquanto distúrbio. À luz das novas descobertas, procuramos delinear uma nova compreensão sobre o assunto, trazendo contribuições para a educação, especialmente a musical. O objetivo desta pesquisa é superar o problema das dicotomias geradas, fornecendo referencial teórico sobre a sinestesia considerando a sinestesia como algo presente em todo indivíduo, bem como partilhar relato de experiência exitosa em educação musical, pautado na multissensorialidade, propondo o que denominamos de abordagem sinestésica. Para tanto, a pesquisa é estruturada em levantamento bibliográfico, indicando os principais autores que colaboraram com o aprofundamento das questões sinestésicas, enfatizando as publicações dos últimos trinta anos, e amparada na fenomenologia. Como resultado, vislumbra-se a sinestesia como sendo uma instância ou etapa da percepção, latente em todos
Abstract: The interest in synesthesia dates back to classical antiquity in which the association between the senses was already a debatable subject but from the eighteenth century on it became the object of interest and with prominence in the last century. The support developed throughout the history of synesthesia triggered a list of studies to delineate the various modalities of synesthesia to also indicate their characteristics and validate methods and concepts in research. As a result, some dichotomies about synesthesia were generated making it possible to think of it as a disorder. In the light of the new discoveries, we seek to outline a new understanding of the subject bringing contributions to education especially the musical one. The objective of this research is to overcome the problem of the generated dichotomies, providing theoretical reference on synesthesia considering it as something present in every individual as well as to share a report of successful experience in music education based on multisensory, proposing what we call a synesthetic approach. To this end, the research is structured in a bibliographic survey indicating the main authors who collaborated with the deepening of the synesthetic issues emphasizing the publications of the last thirty years and based on phenomenology. As a result, one sees the synesthesia as an instance or stage of perception latent in all
Palavras-chave: Sinestesia
Percepção
Experiência
Synaesthesia
Perception
Experience
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Franceschini, Sheila Regiane. Sinestesia e percepção como forma de conhecer e reconhecer o mundo numa experiência musical. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24888
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila Regiane Franceschini.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.