Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24879
Tipo: | Dissertação |
Título: | Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema |
Autor(es): | Moraes, Marcel Thiago Malheiros |
Primeiro Orientador: | Braga, Alexandre Santaella |
Resumo: | Houve, no começo dos estudos sobre jogos e narrativa, a ideia de que ambos não podiam coexistir juntos. Pensava-se que a estrutura mais restrita da narrativa, em comparação com a interatividade do jogo, causava interferências – uma na outra. Porém, hoje em dia, vemos que a grande maioria dos jogos apresenta histórias tão elaboradas quanto as outras mídias mais tradicionais, e que os games se apropriaram da linguagem do cinema para transmitir a sua narrativa. Entretanto, apesar do sucesso desses jogos, há problemas que ocorrem por causa de conflitos entre o que a história do jogo conta e o que o jogador faz, ou pode fazer, em um jogo. Assim, vemos que há uma outra forma de narrativa, que utiliza-se de uma característica única dos jogos, a interatividade, para criar uma história de forma dinâmica e única para cada jogador, a narrativa emergente. Nesta pesquisa, primeiro definimos os elementos dos jogos e das narrativas, e como eles trabalham juntos para dar ao jogador uma experiência agradável ao jogar, e como a interação entre os sistemas do jogo criam a narrativa emergente. Por fim, vamos analisar duas histórias retiradas da comunidade do Jogo Crusader King II, para vermos como a comunidade do game cria suas narrativas através dos eventos ocorridos dentro do jogo |
Abstract: | There was at the beginning of studies on games and narrative that both could not coexist together, it was thought that the more restricted structure of the narrative compared to the interactivity of the game would interfere with each other. However, nowadays we see that the vast majority of games have stories as elaborated as other more traditional media, and that games have appropriated the language of cinema to convey their narrative. However, despite the success of these games there are problems that occur because of conflicts between what the game's story tells and what the player does, or can do, in a game. Thus, we see that there is another form of narrative, which uses the unique feature of games, interactivity, to create a story in a dynamic and unique way for each player, the emergent narrative. In this research we first define the elements of both games and narratives, how they work together to give the player an enjoyable gaming experience, and how the interaction between game systems creates the emergent narrative. Finally, let's look at two stories taken from the Crusader King 2 Game community, to see how the game community creates its narratives through the events that occur within the game |
Palavras-chave: | Narrativa emergente Narrativa nos jogos Jogos digitais Emerging narrative Narrative in games Digital games |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais |
Citação: | Moraes, Marcel Thiago Malheiros. Jogos digitais e a narrativa emergente: como os games criam narrativas por meio da interação entre o jogador e o sistema. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24879 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcel Thiago Malheiros Moraes.pdf | 10,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.