REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Dissertação
Título: Yui Maru: as escolas de imigrantes japoneses e suas comunidades no Estado de São Paulo: a Escola Primária Kazushi e a Escola Campo Limpo (1930-1957)
Autor(es): Kanashiro, Yukihide Reinaldo
Primeiro Orientador: Braghini, Katya Mitsuko Zuquim
Resumo: A história das escolas japonesas se confunde com as histórias das associações de imigrantes japoneses, fixados nas áreas rurais isoladas, durante as primeiras décadas da imigração japonesa no Brasil. Por serem o centro de gravidade das comunidades destes imigrantes, foram criminalizadas, perseguidas e fechadas durante o Estado Novo, por conta da política de nacionalização da língua portuguesa e do argumento de vigilância em nome da segurança nacional. Este trabalho procura entender o histórico de duas escolas japonesas, Kazushi e Campo Limpo, na sua relação com suas respectivas comunidades, durante o período de apogeu e fechamento de escolas, no governo Vargas. Analisa o histórico das escolas em relação ao processo de incorporação dos imigrantes japoneses, no caso do estado de São Paulo. O trabalho é relevante porque soma-se aos trabalhos ligados à história da escolarização japonesa no Brasil, mostrando associações e contradições entre culturas diferenciadas, diante da composição do ensino público paulista, principalmente durante o período do Estado Novo. Para este trabalho, usa-se o estudo de Demartini (2000), quando fala das complexidades do quadro de constituição de escolas japonesas, mostrando suas diferentes formas de organização. Para tanto, são estudados documentos contidos no Arquivo Público do Estado de São Paulo, decretos e leis, documentos referentes à instalação de escolas japonesas no estado de São Paulo e os testemunhos de alguns dos envolvidos
Abstract: The history of Japanese schools is intertwined with the histories of Japanese immigrant associations, settled in isolated rural areas during the first decades of Japanese immigration to Brazil. As they are the center of gravity of the communities of these immigrants, they were criminalized, persecuted and closed during the Estado Novo, due to the policy of nationalization of the Portuguese language and the argument of surveillance in the name of national security. This work seeks to understand the history of two Japanese schools, Kazushi and Campo Limpo, in their relationship with their respective communities during the period of peak and closing of schools during the Vargas government. This study analyzes the history of schools in relation to the process of incorporation of Japanese immigrants in the case of the state of São Paulo. It is relevant because it adds to studies related to the history of Japanese schooling in Brazil, showing associations and contradictions between different cultures, given the composition of public education in São Paulo, especially during the Estado Novo period. For this work, the study by Demartini (2000) is used when he talks about the complexities of the framework of constitution of Japanese schools, showing their different forms of organization. For this purpose, documents contained in the Public Archives of the State of São Paulo, decrees and laws, documents referring to the installation of Japanese schools in the State of São Paulo and the testimonies of some of those involved will be studied
Palavras-chave: Escola japonesa
Escolas de imigrantes
Nacionalização da língua
Estado Novo
Japanese school
Immigrant schools
Language nationalization
Estado Novo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Kanashiro, Yukihide Reinaldo. Yui Maru: as escolas de imigrantes japoneses e suas comunidades no Estado de São Paulo: a Escola Primária Kazushi e a Escola Campo Limpo (1930-1957). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24726
Data do documento: 24-Nov-2021
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