Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24705| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Um estudo sobre os estímulos contidos nos filmes: crítica do processo de formação |
| Autor(es): | Arrabal, Bruno |
| Primeiro Orientador: | Sass, Odair |
| Resumo: | A presente pesquisa analisa os estímulos, incutidos pelos seus diretores, nos filmes de cinema. Para atingir o objetivo desta pesquisa utilizamos, como meio de investigação, uma amostra intencional de filmes pertencentes a um movimento artístico brasileiro conhecido como Cinema Novo. Os filmes que compõe a amostra, a saber: Rio 40 Graus (1955); Couro de Gato (1962); – Que faz parte do longa-metragem 5 vezes favela, do mesmo ano – Menino de Engenho (1965) e Lição de Amor (1975), retratam o processo de educação e formação de personagens infantojuvenis e a sua relação com as instituições sociais que conduzem este processo de socialização. Objetivar-se, por meio da análise dos estímulos contidos nesses filmes, coligir elementos que mostrem características desse processo de formação. A pesquisa é sobre estímulos, mas não se afasta do tema educação. Para a análise dos processos de formação objetivados nesta amostra intencional de filmes, utilizar-se a teoria critica da Sociedade, como referencial teórico, investigando a impossibilidade de emancipação, através do modelo formativo, em uma sociedade administrada. A liberdade das escolhas é preterida em detrimento a experiências esvaziadas e caracterizada pelo teor repressivo sendo campo não fecundo ao pensamento livre e crítico. A trajetória dos personagens nessas instituições, marcada pelo excessivo controle, mostram como a ideologia, que legitima uma superestrutura econômica, corrobora com a pseudoformação do indivíduo e com a reprodução das relações sociais e econômicas dentro de uma sociedade administrada. |
| Abstract: | This research analyzes the stimulus, instilled by its directors, in cinema films. To achieve the objective of this research we used as a means of investigation, an intentional sample of films belonging to a Brazilian artistic movement known as Cinema Novo. In the films that make up the sample, namely: Rio 40 Graus (1955); Cat Leather (1962); – Which is part of the feature film 5 times favela, of the same year – Menino de Engenho (1965) and Lição de Amor (1975). responsible for this process of socialization of these characters. The objective is, through the analysis of the stimulus contained in these films, to collect elements that show characteristics of this formation process. The research is about stimulus, but it does not depart from the education theme. In order to analyze the formation processes aimed at in this intentional sample of films, the critical theory of Society is used as a theoretical reference, investigating the impossibility of emancipation through education in a society administered to the detriment of emptied experiences and the repressive character as an impediment to free and critical thinking. The trajectory of the characters in these institutions, marked by excessive control, shows how the ideology that legitimizes an economic superstructure corroborates with the pseudoformation of the individual and with the reproduction of social and economic relations within an administered society |
| Palavras-chave: | Estímulos, Filme, Teoria Crítica Pseudoindividuação Repressão Stimulus Film Critical Theory Pseudoindividuation Repression |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
| Citação: | Arrabal, Bruno. Um estudo sobre os estímulos contidos nos filmes: crítica do processo de formação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24705 |
| Data do documento: | 26-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Bruno Arrabal.pdf | 767,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

