REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24648
Tipo: Tese
Título: Metodologias Cri-Ativas em Artes: experiências em aulas de performance na PUC/SP
Autor(es): Brandão, Samira de Souza
Primeiro Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: Nesta pesquisa de doutorado investigamos algumas questões sobre metodologias ativas no ensino superior de Artes, em especial seus usos na linguagem performática e teatral; de que forma essas metodologias são amplamente usadas na sala de aula performática, tendo o alunoartista como centro do processo de aprendizagem. Para isso, abordamos o trabalho pioneiro do diretor teatral e professor Renato Cohen (1956-2003), com quem iniciamos essa pesquisa. Tomando como base a já longa experiência como artista e professora no curso de bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo da PUC/SP, em especial no aproveitamento de disciplinas em performance, defendemos nesta tese o conceito de Metodologias Cri-Ativas no ensino de Artes, elaborando por meio de pesquisa-ação uma série de práticas de treinamentos psicofísicos e atividades criadas a partir dessa metodologia e compartilhando os conhecimentos que foram gerados nesses experimentos, propondo uma abordagem inovadora no processo de ensinaraprender em Artes
Abstract: In this doctoral research we investigate some questions about active methodologies in higher education in Arts, especially its uses in the performance and theatrical language; and how these methodologies are widely used in the performance classroom, having the student-artist as the center of the learning process. In order to do this, we approach the pioneering work of the theater director and professor Renato Cohen (1956-2003), with whom we started this research. Based on our long experience as an artist and teacher in the Bachelor's Degree in Communication and Arts of the Body at PUC/SP, especially in performance disciplines, we defend, in this thesis, the concept of Cre-Active Methodologies in the teaching of Arts, elaborating, through action research, a series of psychophysical training practices and activities created from this methodology, and sharing the knowledge that was generated in these experiments, proposing an innovative approach in the process of teaching-learning in Arts
Palavras-chave: Metodologias ativas
Treinamentos psicofísicos em performance
Pesquisa-ação
Renato Cohen
Comunicação das Artes do Corpo
PUC/SP
Active methodologies
Psychophysical training in performance
Action research
Renato Cohen
Communication and Arts of the Body
PUC/SP
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Brandão, Samira de Souza. Metodologias Cri-Ativas em Artes: experiências em aulas de performance na PUC/SP. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24648
Data do documento: 8-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samira de Souza Brandão.pdf6,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.