Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24648
Tipo: | Tese |
Título: | Metodologias Cri-Ativas em Artes: experiências em aulas de performance na PUC/SP |
Autor(es): | Brandão, Samira de Souza |
Primeiro Orientador: | Basbaum, Sérgio Roclaw |
Resumo: | Nesta pesquisa de doutorado investigamos algumas questões sobre metodologias ativas no ensino superior de Artes, em especial seus usos na linguagem performática e teatral; de que forma essas metodologias são amplamente usadas na sala de aula performática, tendo o alunoartista como centro do processo de aprendizagem. Para isso, abordamos o trabalho pioneiro do diretor teatral e professor Renato Cohen (1956-2003), com quem iniciamos essa pesquisa. Tomando como base a já longa experiência como artista e professora no curso de bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo da PUC/SP, em especial no aproveitamento de disciplinas em performance, defendemos nesta tese o conceito de Metodologias Cri-Ativas no ensino de Artes, elaborando por meio de pesquisa-ação uma série de práticas de treinamentos psicofísicos e atividades criadas a partir dessa metodologia e compartilhando os conhecimentos que foram gerados nesses experimentos, propondo uma abordagem inovadora no processo de ensinaraprender em Artes |
Abstract: | In this doctoral research we investigate some questions about active methodologies in higher education in Arts, especially its uses in the performance and theatrical language; and how these methodologies are widely used in the performance classroom, having the student-artist as the center of the learning process. In order to do this, we approach the pioneering work of the theater director and professor Renato Cohen (1956-2003), with whom we started this research. Based on our long experience as an artist and teacher in the Bachelor's Degree in Communication and Arts of the Body at PUC/SP, especially in performance disciplines, we defend, in this thesis, the concept of Cre-Active Methodologies in the teaching of Arts, elaborating, through action research, a series of psychophysical training practices and activities created from this methodology, and sharing the knowledge that was generated in these experiments, proposing an innovative approach in the process of teaching-learning in Arts |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Treinamentos psicofísicos em performance Pesquisa-ação Renato Cohen Comunicação das Artes do Corpo PUC/SP Active methodologies Psychophysical training in performance Action research Renato Cohen Communication and Arts of the Body PUC/SP |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Brandão, Samira de Souza. Metodologias Cri-Ativas em Artes: experiências em aulas de performance na PUC/SP. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24648 |
Data do documento: | 8-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Samira de Souza Brandão.pdf | 6,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.