REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24528
Tipo: Dissertação
Título: A (re)leitura de clássicos no livro ilustrado: Pinóquio – o livro das pequenas verdades e Este é o lobo, de Alexandre Rampazo
Título(s) alternativo(s): The (re)reading of classics in the picturebook: Pinóquio – o livro das pequenas verdades and Este é o lobo, by Alexandre Rampazo
Autor(es): Ligorio, Juliana Teixeira
Primeiro Orientador: Navas, Diana
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo evidenciar a releitura dos clássicos a partir do livro ilustrado contemporâneo em sua multimodalidade. Para a realização de tal intento, selecionamos como corpus as obras Pinóquio – o livro das pequenas verdades (2019) e Este é o lobo (2020), de Alexandre Rampazo, importante autor brasileiro contemporâneo de obras preferencialmente endereçadas ao público infantil e juvenil. Almejamos, assim, apontar como a partir da tríade – texto verbal, ilustração e design, os livros ilustrados de Rampazo promovem uma releitura de contos clássicos. Partimos da hipótese de que a (re)leitura é promovida em dois níveis: por meio do livro ilustrado e sua composição multimodal e da paródia. A pesquisa, qualitativa, bibliográfica e de cunho exploratório-descritivo, está organizada em dois capítulos. No primeiro, composto por dois itens, contamos com Teresa Colomer, Regina Zilberman, Marisa Lajolo e Nelly Novaes Coelho para entendermos a presença do livro ilustrado na literatura infantil contemporânea e o panorama da literatura infantil no Brasil e, desta forma, situarmos o autor das obras selecionadas como corpus. Ainda neste capítulo, em seu segundo item, exploramos o que se concebe como livro ilustrado a partir da perspectiva de pesquisadores como Sophie Van der Linden, Maria Nikolajeva, Carole Scott, Ana Margarida Ramos e Lawrence R. Sipe, e identificamos subsídios para a análise do livro ilustrado contemporâneo. Em seguida, exploramos as características de cada uma das linguagens que compõem o livro ilustrado – texto, ilustração, design gráfico - com o respaldo de pesquisadores como Peter Hunt, Sophie Van der Linden, Rui Oliveira, Lawrence R. Sipe, Maria Nikolajeva, Carole Scott e Luís Camargo, apresentando exemplos desse tipo de produção na contemporaneidade. O segundo capítulo, por seu turno, está organizado em três itens. Nos dois primeiros, realizamos a análise do corpus – a partir de uma leitura multimodal –, apontando como ocorre a (re)leitura de clássicos nos livros ilustrados Pinóquio – o livro das pequenas verdades e Este é o Lobo. No terceiro item, evidenciamos os pontos de convergência e as diferenças entre as duas obras analisadas ao promoverem a (re)leitura de clássicos. Para isso, recorremos às reflexões de Teresa Colomer, Italo Calvino, Ana Maria Machado, Tânia Carvalhal, Affonso Romano de Sant´Anna e Linda Hutcheon
Abstract: This dissertation aims to highlight the (re)reading of classics by the contemporary picturebook in its multimodality. In order to carry out this goal, we selected as corpus the works Pinóquio – o livro das pequenas verdades (2019) and Este é o lobo (2020), by Alexandre Rampazo, an important contemporary Brazilian author of works preferentially addressed to children and youth. This study aims, therefore, to point out how the triad – verbal text, illustration and design, present in Rampazo's picturebooks promote a reinterpretation of classic tales. It considers the hypothesis that (re)reading is promoted at two levels: through the picturebook and its multimodal composition and parody. The research, qualitative, bibliographical and exploratory-descriptive, is organized in two chapters. In the first, composed of two items, Teresa Colomer, Regina Zilberman, Marisa Lajolo and Nelly Novaes Coelho help us to understand the presence of the picturebook in contemporary children's literature and the panorama of children's literature in Brazil and, in this way, situate the author of the selected works as corpus. Also in this chapter, in its second item, we explore what is conceived as a picturebook from the perspective of researchers such as Sophie Van der Linden, Maria Nikolajeva, Carole Scott, Ana Margarida Ramos and Lawrence R. Sipe, and identify subsidies for the analysis of contemporary picturebook. Then, we explore the characteristics of each of the languages that make up the picturebook – text, illustration, graphic design – with the support of researchers such as Peter Hunt, Sophie Van der Linden, Rui Oliveira, Lawrence R. Sipe, Maria Nikolajeva, Carole Scott and Luís Camargo, presenting examples of this type of production in contemporaneity. The second chapter, in turn, is organized into three items. In the first and the second, it’s analyzed the corpus – based on a multimodal reading – pointing out how the (re)reading of classics occurs in Pinóquio – o livro das pequenas verdades and Este é o Lobo. In the third item, we highlight the points of convergence and differences between the two analyzed works by promoting the (re)reading of classics. For this, we consider the ideas of Teresa Colomer, Italo Calvino, Ana Maria Machado, Tânia Carvalhal, Affonso Romano de Sant'Anna and Linda Hutcheon
Palavras-chave: Livros ilustrados
Rampazo, Alexandre [1971- ]
Literatura infantojuvenil brasileira - Crítica e interpretação
Illustrated books
Rampazo, Alexandre [1971- ]
Children's literature, Brazilian - Criticism and interpretation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Ligorio, Juliana Teixeira. A (re)leitura de clássicos no livro ilustrado: Pinóquio – o livro das pequenas verdades e Este é o lobo, de Alexandre Rampazo. 2021. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24528
Data do documento: 17-Set-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Teixeira Ligorio.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.