REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
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Tipo: Tese
Título: O cotidiano dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na perspectiva da articulação entre ensino, pesquisa e extensão: uma análise do(s) seu(s) "sentido(s) político(s)" a partir dos IF's da região de Campinas
Título(s) alternativo(s): The daily life of the Federal Institutes of Education, Science and Technology from the perspective of the articulation between teaching, research and extension: an analysis of their political sense(s) from the FI's of the Campinas region
Autor(es): Silva, Grazielle Nayara Felício
Primeiro Orientador: Koga, Dirce Harue Ueno
Resumo: O presente estudo tem como debate central o(s) sentido(s) político(s) dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir do cotidiano das ações de ensino, pesquisa e extensão. Compreende-se que os Institutos Federais têm centralidade na materialização da Política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), estando presente em todas as unidades federativas do país, fruto de investimentos sociais, econômicos e políticos das políticas voltadas à EPT no período de 2003-2016. Seus câmpus expressam ações de ensino, pesquisa e extensão, seguindo o eixo norteador de uma formação integral, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural dos territórios, bem como para os arranjos produtivos regionais e locais. O objetivo geral desta Tese está ancorado na reconfiguração da Política de Educação Profissional e Tecnológica e seus sentidos políticos a partir das ações de ensino, pesquisa e extensão vivenciadas no cotidiano dos Institutos Federais. Para tanto, buscou-se: analisar o processo de formação social do Brasil e sua influência na constituição da Educação Profissional; conhecer as determinações históricas, sociais, políticas, culturais e econômicas do IF nos territórios de atuação e a influência da lógica neodesenvolvimentista; analisar a institucionalidade dos IFs no âmbito das políticas públicas de EPT, bem como seu processo de expansão; compreender a relação do IF com o papel estratégico de ação política e transformação social no processo de desenvolvimento local/regional a partir da Região de Campinas; avaliar e conhecer a articulação de ensino, pesquisa e extensão dos IFs diante dos novos agenciamentos socioterritoriais da Região de Campinas; e analisar como as/os trabalhadoras/es do Serviço Social compreendem os sentidos políticos dos Institutos Federais nessa região. A partir de fundamentos analisados sob a perspectiva materialista histórico-dialética e em abordagem quanti-qualitativa, foi possível constatar os sentidos políticos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ao promover uma formação integral, embora suas ações de ensino, pesquisa e extensão estejam atravessadas por lacunas e desafios, sobretudo no âmbito de sua articulação cotidiana com os territórios de vivência em que se encontram inseridos. A partir dessa escala de análise, compreende-se que o Serviço Social, enquanto profissão inserida no cotidiano das ações de ensino, pesquisa e extensão dos IFs, apresenta potentes aportes teórico-metodológicos e técnico-operativos para a construção de direcionamentos éticos, técnicos e políticos que propiciem a materialização dos princípios dos Institutos Federais. No momento presente é necessário o enfrentamento dos limites e desafios postos à práxis profissional nesse espaço socio-ocupacional, na perspectiva de luta e resistência por uma educação profissional comprometida com o direito à vida em sua plenitude
Abstract: This study has as its central debate the political sense (s) of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, based on the daily activities of teaching, research and extension. It is understood that the Federal Institutes are central to the materialization of the Professional and Technological Education Policy (PTE), present in all the federal units of the country, as a result of social investments, economics and policies of the policies aimed at PTE in the period 2003-2016 . Its campuses express actions of teaching, research and extension, following the guiding axis of an integral formation, in order to contribute to the social, political, economic and cultural development of the territories, as well as of the local and regional productive arrangements. The general objective of this thesis is anchored in the reconfiguration of the Professional and Technological Education Policy and its political meanings based on the teaching, research and extension actions experienced in the daily lives of Federal Institutes. To this end, it sought to analyze the process of social formation in Brazil and its influence on the constitution of Professional Education; know how to determine historical, social, political, cultural and promote themselves in the territories of influence and influence of the neo-developmentalist logic; analyze the institutionality of FIs within the scope of public EFA policies, as well as their expansion process; understand the relationship of the IF with the strategic role of politics and social transformation in the process of local / regional development from the Region of Campinas; evaluate and understand the articulation of teaching, research and extension of FIs in the face of new socio-territorial agencies in Campinas Region, as well as analyzing how Social Workers understand the political meanings of Federal Institutes in this region. Based on foundations under a historical-dialectical materialistic perspective and in a quantitative and qualitative approach, it was possible to verify the political meanings of the Federal Institutes of Education, Science and Technology when promoting integral training, although their actions of teaching, research and grouped extension crossed by gaps and challenges, especially in the context of their daily articulation with the territories of experience, in which they are inserted. From this scale of analysis, it is understood that Social Work, as a profession inserted in the daily activities of teaching, research and extension of FIs, presents potent theoretical methodological and technical support for the construction of ethical, technical and political directions, that match and enable the materialization of the principles put to the Federal Institutes. In view of the present moment, it is necessary to face the limits and challenges posed to professional praxis in this socio-occupational space, in the perspective of struggle and resistance for a professional education committed to the full right to life
Palavras-chave: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Ensino técnico - Brasil
Ensino profissional - Brasil
Serviço Social
Federal Institutes of Education, Science and Technology
Technical education - Brazil
Professional education - Brazil
Social Service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Silva, Grazielle Nayara Felício. O cotidiano dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na perspectiva da articulação entre ensino, pesquisa e extensão: uma análise do(s) seu(s) "sentido(s) político(s)" a partir dos IF's da região de Campinas. 2021. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24498
Data do documento: 7-Jun-2021
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