Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24456| Tipo: | Tese |
| Título: | A preservação da memória da literatura sobre educação especial (1913/1991): balanço tendencial dos livros dos acervos de bibliotecas universitárias de São Paulo |
| Autor(es): | Ramos, Denise de Amorim |
| Primeiro Orientador: | Bueno, José Geraldo Silveira |
| Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar as tendências da literatura técnicocientífica da educação especial, expressa exlusivamente por livros preservados nos acervos das bibliotecas universitárias da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, abrangendo desde a obra mais antiga, publicada em 1913, até 1991. A escolha do livro como fonte dos dados, assim como a delimitação do período, se justifica porque esse tipo de publicação foi mais valorizado no período anterior à consolidação da educação especial como campo acadêmico, a partir da década de 90, com sua incorporação pelos programas de pós-graduação, que redundou na valorização das publicações em forma de artigos publicados em periódicos especializados e em anais de eventos científicos. A seleção de obras se restringiu às que tratavam das deficiências de modo geral em detrimento das obras que focalizaram deficiências específicas, resultando na seleção de 174 obras, que foram organizadas e analisadas por meio de dois eixos de análise: Eixo I – Distribuição no tempo e Eixo II - Caracterização das obras. A realização deste balanço se fundamentou nas contribuições de Raymond Williams (1969; 1980), no que se refere aos contextos acadêmicos em que foram produzidas as obras e de Pierre Bourdieu (1983, 1994 e 2004), no tocante à constituição da educação especial como campo de disputas nacionais e inrternacionais, no decorrer do seculo XX. Os principais achados podem ser assim resumidos: influência marcante de autores estadunidenses durante todo o decorrer desse século, tendência crescente de autoria de especialidades específicas, com destaque para a pedagogia e psicologia e crescimento expressivo de obras de autores nacionais |
| Abstract: | This research aimed to analyze the trends in the technical-scientific literature of special education, expressed exclusively by books preserved in the collections of university libraries of the University of São Paulo and the Pontifical Catholic University of São Paulo, ranging from the oldest work, published in 1913, until 1991. The choice of the book as the source of data, as well as the delimitation of the period, is justified because this type of publication was more valued in the period before the consolidation of special education as academic, from the 1990s onwards, with its incorporation by graduate programs, which resulted in the appreciation of publications in the form of articles published in specialized journals and in the annals of scientific events. The selection of works was restricted to those dealing with deficiencies in general, to the detriment of works that focused on specific deficiencies, resulting in the selection of 174 works, which were organized and analyzed through two axes of analysis: Axis I - Distribution in time and Axis II - Characterization of the works. This assessment was based on the contributions of Raymond Williams (1969; 1980), with regard to the academic contexts in which the works were produced, and of Pierre Bourdieu (1983, 1994 and 2004), regarding the constitution of special education as field of national and international disputes, throughout the 20th century. The main findings can be summarized as follows: a marked influence of American authors throughout this century, a growing trend of authorship in specific specialties, with emphasis on pedagogy and psychology, and an expressive growth of works by national authors |
| Palavras-chave: | Educação especial Produção acadêmica Pesquisa educacional Special education Academic production Educational research |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
| Citação: | Ramos, Denise de Amorim. A preservação da memória da literatura sobre educação especial (1913/1991): balanço tendencial dos livros dos acervos de bibliotecas universitárias de São Paulo. 2021. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24456 |
| Data do documento: | 9-Set-2021 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Denise de Amorim Ramos.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

