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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24405Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Brandão, Ana Karine Dias Caires | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2702235373046873 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria José Ferreira da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9339055052599639 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-02-02T19:01:47Z | - |
| dc.date.available | 2022-02-02T19:01:47Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
| dc.identifier.citation | Brandão, Ana Karine Dias Caires. Um percurso de estudo e pesquisa para o ensino de integral dupla: significados e praxeologias mobilizados por estudantes de engenharias e de licenciatura em matemática. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24405 | - |
| dc.description.resumo | Percurso de Estudo e Pesquisa para o ensino e a aprendizagem da Integral Dupla. Duas hipóteses foram delineadas: a de que a dimensão da linguagem envolta nos processos de ensino e de aprendizagem das Integrais Duplas para o cálculo da medida de uma Superfície Quádrica, quando aplicadas em um Percurso de Estudos e Pesquisa, proporciona raciocínios abdutivos capazes de desenvolverem a autonomia dos estudantes na construção dos conceitos inerentes ao objeto matemático e, a segunda, que existem diferenças nos significados, nas interpretações e nas praxeologias mobilizados por estudantes dos cursos das Engenharias e da Licenciatura em Matemática no desenvolvimento de um PEP. Fundamentou-se teoricamente nos pressupostos da Semiótica de Charles Sanders Peirce e na Teoria Antropológica do Didático. A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolvida seguindo os procedimentos de um Percurso de Estudos e Pesquisa para o ensino da Integral Dupla no cálculo da medida das Superfícies Quádricas, caracterizou-se por cinco encontros presenciais, áudio-gravados e filmados, que ocorreram aos sábados, com a participação de doze estudantes matriculados nos cursos da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e das Engenharias (civil, elétrica e ambiental) do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e que haviam cursado a disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Os resultados obtidos apontaram que os estudantes conseguiram aplicar os conceitos dos objetos matemáticos escolhidos de forma coerente e autônoma ao construírem e resolverem situações-problemas envolvendo conhecimentos dos cursos do qual são egressos e do Cálculo Diferencial e Integral. As formas presentes nas obras de Gaudí facultou aos estudantes associarem os objetos matemáticos a uma linguagem estética, ao pragmatismo e ao desenvolvimento de raciocínios abdutivos que permitiram alinhar o uso deles em diferentes situações. Os significados, as interpretações e as praxeologias se diferenciaram quanto ao emprego dos conhecimentos matemáticos nas duas graduações e nas interpretações das tarefas propostas, mas convergiram nas praxeologias matemáticas aplicadas | pt_BR |
| dc.description.abstract | This thesis aimed to analyze the meanings and praxeologies mobilized by engineering and mathematics undergraduate students in the development of a Study and Research Pathway for teaching and learning the Double Integral. Two hypotheses were outlined: that the dimension of language involved in the teaching and learning processes of Double Integrals for calculating the measure of a Quadric Surface, when applied in a Path of Studies and Research, provides abductive reasoning capable of developing the autonomy of students in the construction of concepts inherent to the mathematical object and, the second, that there are differences in the meanings, interpretations and praxeologies mobilized by students of Engineering and Licentiate Degree in Mathematics in the development of a PEP. It was theoretically based on the assumptions of Charles Sanders Peirce's Semiotics and on the Anthropological Theory of Didactics. The research, with a qualitative approach, developed following the procedures of a Study and Research Course for the teaching of Double Integral in the calculation of the measure of the Quadric Surfaces, was characterized by five face-toface meetings, audio-recorded and filmed, which took place on Saturdays. , with the participation of twelve students enrolled in the Licentiate Degree in Mathematics courses at the State University of Southwest Bahia and Engineering (civil, electrical and environmental) courses at the Bahia Institute of Education, Science and Technology and who had attended the Differential Calculus and Full The results obtained showed that the students were able to apply the concepts of the chosen mathematical objects in a coherent and autonomous way when constructing and solving problem-situations involving knowledge of the courses from which they are alumni and of Differential and Integral Calculus. The shapes present in Gaudí's works enabled students to associate mathematical objects with an aesthetic language, pragmatism and the development of abductive reasoning that allowed them to align their use in different situations. The meanings, interpretations and praxeologies differed in terms of the use of mathematical knowledge in the two grades and in the interpretations of the proposed tasks, but they converged in the applied mathematical praxeologies | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Linguagem | pt_BR |
| dc.subject | Semiótica peirceana | pt_BR |
| dc.subject | Teoria Antropológica do Didático | pt_BR |
| dc.subject | Language | en_US |
| dc.subject | Peirceean semiotics | en_US |
| dc.subject | Anthropological Theory of Didactics | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| dc.title | Um percurso de estudo e pesquisa para o ensino de integral dupla: significados e praxeologias mobilizados por estudantes de engenharias e de licenciatura em matemática | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ana Karine Dias Caires Brandão.pdf | 7,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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