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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24402
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relações etnicorraciais na educação profissional: currículo e práticas pedagógicas |
Autor(es): | Moura, Ana Carolina de Paula |
Primeiro Orientador: | Silveira, Nadia Dumara Ruiz |
Resumo: | Esta dissertação tem como foco de abordagem o programa de aprendizagem profissional, tendo como referência a Lei 10.097/00, que delibera sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho, nas dimensões da sua promoção em relação ao desenvolvimento das práticas educativas nessa modalidade de ensino. O objeto de estudo está pautado na concepção de currículos e práticas de aprendizagem profissional na perspectiva antirracista, que é definida pela opinião ou sentimento de oposição ao racismo. Neste sentido, tomamos como base a Lei 10.639/03, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa tem como objetivo analisar a representação do negro em livros e recursos didáticos utilizados no ensino profissionalizante, considerando as concepções de uma educação antirracista. A pesquisa de abordagem qualitativa tem como procedimento metodológico a análise documental, tendo em vista a classificação de imagens e conteúdos específicos que abrangem sujeitos negros, assim como a perspectiva de combate ao racismo, expressa nos conteúdos de apostilas, materiais educativos físicos e digitais, e práticas pedagógicas de cursos profissionalizantes. Os fundamentos teóricos encontram-se respaldados em autores como Abdias Nascimento (2016); Paulo Freire (1996); Ana Célia da Silva (2011); Branca Jurema Ponce (2019); Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993); Sueli Carneiro (2011); Maria Aparecida Silva Bento (2002); Miguel G. Arroyo (2013) e Jacques Delors (1998). As referências incluem também documentos como: Manual da Aprendizagem (2006); Lei 10.639/03 e a Lei 10.097/00. As análises compõem-se especificamente de reflexões sobre a efetividade da educação profissionalizante na abordagem de temas transversais tendo em vista seu significado para o aprendizado integral do jovem aprendiz, além de caracterizar temas e conteúdos inseridos nas práticas educativas com relação às questões etnicorraciais na educação profissional. Os resultados investigativos explicitam relações entre educação, desigualdade social e relações raciais, expondo evidências do racismo e do antirracismo |
Abstract: | This dissertation has as focus the professional apprenticeship program, having as reference the Law 10.097/00, which deliberates on the insertion of young people in the labor market, in the dimensions of its promotion in relation to the development of educational practices in this teaching modality. The object of study is based on the design of curriculum and professional learning practices in the anti-racist perspective, that is defined by the opinion or feeling of opposition to racism. In this sense, we take as a basis Law 10.639/03, which predicts the mandatory teaching of Afro-Brazilian history and culture in both Elementary and High School. A research aims to analyze a representation of black people in books and teaching resources used in vocational education, considering the conceptions of an anti-racist education. The qualitative approach research has as methodological procedure the document analysis, having in view the classification of images and specific contents that embraces black subjects, as well as the perspective of combating racism, expressed in the contents of handouts, physical and digital educational materials and pedagogical practices of training courses. The theoretical foundations are supported by authors such as Abdias Nascimento (2016); Paulo Freire (1996); Ana Célia da Silva (2011); Branca Jurema Ponce (2019); Circe Maria Fernandes Bittencourt (1993); Sueli Carneiro (2011); Maria Aparecida Silva Bento (2002); Miguel G. Arroyo (2013) e Jacques Delors (1998). References also include documents as: Manual da Aprendizagem (2006); Law 10.639/03 and the Law 10.097/00. The analyzes specifically include reflections on the effectiveness of professionalizing education in addressing about cross-cutting themes given its significance for the young apprentice's integral learning, besides characterizing themes and contents inserted in educational practices in relation to the ethnic-racial issues in the professional education. The investigative results make explicit relations between education, social inequality and racial relations, exposing evidences of racism and anti-racism |
Palavras-chave: | Jovem aprendiz Currículo antirracista Mercado de trabalho Young apprentice Anti-racist curriculum Job market |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Moura, Ana Carolina de Paula. Relações etnicorraciais na educação profissional: currículo e práticas pedagógicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24402 |
Data do documento: | 30-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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