REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24381
Tipo: Tese
Título: Integração de conteúdo: técnica para solucionar problemas de conhecimento em conceitos computacionais adquirido pelo aprendiz
Autor(es): Coelho, Ubirajara Martin
Primeiro Orientador: Vega, Ítalo Santiago
Resumo: A técnica de Integração de Conteúdos para o desenvolvimento desta tese surgiu a partir das observações dos conteúdos ministrados, das atividades desenvolvidas nas aulas dos cursos da área de ciência computação e principalmente das dificuldades de compreensão e aplicação de conceitos computacionais, buscando melhorar para o acadêmico a aprendizagem de conceitos computacionais. O objetivo geral consiste em solucionar problemas de conhecimento em conceitos computacionais (e.g. o desenvolvimento de uma atividade computacional errada) adquirido pelo aprendiz no ambiente de aprendizagem a partir de uma abordagem fundamentada em integração de conteúdos, e contribuir com o processo de ensinoaprendizagem para melhorar o aprendizado do estudante nos conceitos computacionais. Para esse objetivo, primeiramente é realizada uma verificação de conhecimento do aprendiz a partir do uso da taxonomia de Bloom, para saber qual o nível de conhecimento se encontra o aprendiz. Com a inclusão desta técnica, é importante destacar que a aprendizagem dos conceitos computacionais pode ser pensada no nível de integração de conhecimentos parciais, específicos, tendo em vista um conhecimento geral. Considera-se que a técnica de integração de conteúdos pode ser introduzida no contexto de aprendizagem como uma forma de desencadear um melhor grau de conhecimento do acadêmico. Quatro questões são motivadoras a serem investigadas: O ambiente de aprendizagem favorece a integração de conteúdo?; Narrativas OC2-RD2 introduzidas no ambiente de aprendizagem aumentam os efeitos da integração de conteúdos (intradisciplinar e interdisciplinar)?; Como saber se o aprendiz conseguiu realizar a integração de conteúdos (intradisciplinar)?; O aprendiz consegue realizar a integração de conteúdos em atividades integradoras (interdisciplinar)?. Como respostas às questões investigadas, propusemos um estudo de caso com aplicação de questões que abordam conceitos computacionais estudados em sala de aula, com o objetivo de verificar a assimilação dos conceitos computacionais pelos aprendizes. Para a verificação de aquisição do conhecimento as questões elaboradas com conceitos computacionais foram utilizadas a Taxonomia de Bloom como instrumento de verificação do conhecimento do aprendiz. Posteriormente a verificação de aquisição de conhecimento, a integração de conteúdos é trabalhada em atividades integradora por meio dos laboratórios das disciplinas, TCC, ENADE. Como hipóteses dessa pesquisa, foram postuladas: os alunos tem adquirido conhecimento suficiente nas disciplinas que seja capaz de realizar a integração de conteúdos (intradisciplinar e interdisciplinar); o professor tem afinidade com o ambiente de aprendizagem e metodologias de ensino; a construção das cenas narrativas OC2-RD2 traz um diferencial na formação de conceitos computacionais dos assuntos abordados pelo professor no ambiente de aprendizagem a partir do uso da técnica de integração de conteúdos. Contudo a integração de conteúdos intradisciplinar e interdisciplinar possibilita ao aprendiz ampliar o conhecimento e aprendizagem, estimulando por meio das atividades de ensino tomar decisões, criar desafios, planejamento das ações, reflexão e como agir para a solução dos problemas
Abstract: The technique of Content Integration for the development of this thesis arose from the observations of the contents taught, from the activities developed in the classes of courses in the area of computer science and mainly from the difficulties of understanding and applying computational concepts, seeking to improve for the academic the learning of computational concepts. The general objective is to solve knowledge problems in computational concepts (e.g. the development of a wrong computational activity) acquired by the learner in the learning environment from an approach based on content integration, and to contribute to the teaching-learning process to improve student learning in computational concepts.. For this purpose, firstly, an apprenticeship knowledge check is carried out using Bloom's taxonomy to find out what level of knowledge the apprentice is at. With the inclusion of this technique, it is important to highlight that the learning of computational concepts can be thought of at the level of integration of partial, specific knowledge, with a view to general knowledge. It is considered that the content integration technique can be introduced in the context of learning as a way to unleash a better degree of knowledge of the academic. Four questions are motivating to be investigated: Does the learning environment favor the integration of content?; Do OC2-RD2 narratives introduced in the learning environment increase the effects of content integration (intradisciplinary and interdisciplinary)?; How do you know if the learner has managed to integrate content (intradisciplinary)?; Can the learner achieve the integration of content in integrative (interdisciplinary) activities ?. As answers to the investigated questions, we proposed a case study with the application of questions that address computational concepts studied in the classroom, with the aim of verifying the assimilation of computational concepts by the learners. For the verification of knowledge acquisition, the questions elaborated with computational concepts were used Bloom's Taxonomy as an instrument to verify the learner's knowledge. Subsequently the verification of knowledge acquisition, the integration of contents is worked on integrating activities through the laboratories of the disciplines, TCC, ENADE. As hypotheses of this research, they were postulated: the apprentices have acquired sufficient knowledge in the disciplines that is capable of accomplishing the integration of contents (intradisciplinary and interdisciplinary); the teacher has an affinity with the learning environment and teaching methodologies; the construction of narrative scenes OC2-RD2 brings a differential in the formation of computational concepts of the subjects addressed by the teacher in the learning environment from the use of the content integration technique. However, the integration of intradisciplinary and interdisciplinary content allows the learner to expand knowledge and learning, stimulating through teaching activities to make decisions, create challenges, plan actions, reflect and how to act to solve problems
Palavras-chave: Nível de Conhecimento
Integração de conteúdos
Taxonomia de bloom
Knowledge level
Content integration
Bloom taxonomy
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Coelho, Ubirajara Martin. Integração de conteúdo: técnica para solucionar problemas de conhecimento em conceitos computacionais adquirido pelo aprendiz. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24381
Data do documento: 29-Jan-2021
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