Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24265
Tipo: | Dissertação |
Título: | O cinema na literatura de Caio Fernando Abreu: procedimentos cinematográficos em Morangos mofados |
Título(s) alternativo(s): | Cinema in the literature of Caio Fernando Abreu: cinematographic procedures in Morangos mofados |
Autor(es): | Guanabara, Luisa Vianna Santos |
Primeiro Orientador: | Malufe, Annita Costa |
Resumo: | Esse projeto se propõe a investigar e discutir quais procedimentos cinematográficos foram utilizados para compor a escrita da obra Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu. De que forma a experiência do cinema impacta a poética do escritor cinéfilo? A partir da análise da presença de filmes e trilha sonora referenciados por Abreu em seus contos e correspondência, pretende-se entender a qual tradição narrativa, clássica ou contemporânea, ele se filia. Para tanto, a presente leitura convoca as seguinte obras sobre roteirização fílmica para compreender o modo de narrar do autor: A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação, de Robert Stam, e Culturas Narrativas Dominantes: O caso do Cinema, de João Maria Mendes. Como resultado, espera-se contribuir para os estudos comparados que se dedicam às relações entre literatura e cinema |
Abstract: | This project’s purpose is to investigate and discuss which cinematographic procedures were used to compose the writing of Morangos mofados (1982) by Caio Fernando Abreu. In which way the experience of cinema impacts the poetics of the cinephile writer? Through the analysis of presence of movies and soundtracks referenced by Abreu in his tales and mail, our intent is to understand to which narrative tradition, classic or contemporary, he affiliates himself. To that end, the present reading evokes the following pieces on screenwriting in order to comprehend the way of narrating celebrated by the author: Literature through Cinema: Realism, magic and the art of adaptation, by Robert Stam, and Dominant Narrative Cultures: the case of cinema, by Joao Maria Mendes. As a result, one hopes to contribute to the comparative studies that dedicate themselves to relationships between literature and cinema |
Palavras-chave: | Literatura e cinema procedimentos cinematográficos Caio Fernando Abreu Literature and cinema Cinematographic procedures Screenwriting |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Guanabara, Luisa Vianna Santos. O cinema na literatura de Caio Fernando Abreu: procedimentos cinematográficos em Morangos mofados. 2021. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24265 |
Data do documento: | 14-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luisa Vianna Santos Guanabara.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.