REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24227
Tipo: Dissertação
Título: Expansão da rede física e arquitetura das escolas secundárias em São Paulo (1940 – 1963)
Autor(es): Moreira, Karoline de Santana
Primeiro Orientador: Chiozzini, Daniel Ferraz
Resumo: Após o fim da ditadura Varguista, o ensino secundário assistiu uma intensificação de seu processo de expansão, culminando na criação de 474 ginásios oficiais e 121 colégios entre os anos de 1947 a 1963. No entanto, a construção de novos edifícios não conseguiu acompanhar o ritmo acelerado da criação de escolas. Esta pesquisa propôs investigar como ocorreu o processo de expansão da rede física e as razões do não atendimento da demanda, visto que, em tese, o poder público criou instrumentos como os Convênios Escolares (1943-1959) e o Fundo Estadual de Construções Escolares (FECE) para a construção de novas unidades. A proposta arquitetônica das escolas secundárias, criadas no Estado entre 1940 a 1963, também foi investigada, com o intuito de analisar a relação entre os campos da arquitetura e educação no referido período. Os materiais utilizados para análise foram as legislações e documentos associados aos acordos firmados entre Estado e municípios para a construção e reformas de prédios escolares, as mensagens enviadas pelos governadores no período de 1940 a 1960 ao Poder Legislativo, assim como os artigos sobre arquitetura escolar nos periódicos de arquitetura e engenharia. A categoria de Representação de Roger Chartier, e os conceitos de Símbolo e Subjetividade de Viñao Frago, foram adotados para análise das fontes supracitadas. Foi possível concluir que a descontinuidade da atuação do poder público gerou a precarização da estrutura física das escolas públicas, uma vez que não foram construídos prédios suficientes para abarcar a crescente criação de vagas e escolas, contribuindo para que a arquitetura escolar moderna não alcançasse a seu objetivo em quantidade e qualidade. Verificou-se, também, que os Municípios e o Estado tiveram prioridade na construção de escolas primárias e na utilização de verbas do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (IPESP) para amenizar o déficit de edifícios escolares
Abstract: After the “Varguista” dictatorship, secondary education witnessed an intensification of its expansion process, culminating in creating 474 official gymnasiums and 121 schools between the years 1947 to 1963. However, the construction of new buildings could not keep up with the fast pace creating schools. This research aimed to investigate how the physical network expansion process occurred and the reasons for not meeting the demand, since, in theory, the government created instruments such as School Agreements (1943-1959) and the State Building Fund (FECE) for the construction of new units. The architectural proposal of secondary schools, created in the state between 1940 and 1963, was also investigated, in order to analyze the relationship between the fields of architecture and education in that period. The materials used for analysis were the laws and documents associated with the agreements signed between the State and municipalities for the construction and renovation of school buildings; the messages sent by the governors from 1940 to 1960 to the Legislative Power, and articles on school architecture in the architecture and engineering journals. The Roger Chartier Representation category and the concepts of Symbol and Subjectivity by Viñao Frago were adopted for analysis of the aforementioned sources. It was possible to conclude that the discontinuity of the performance of the public power generated the precariousness of the physical structure of public schools, since not enough buildings were built to cover the growing creation of places and schools, contributing so that the modern school architecture did not reach its goal in quantity and quality. It was also found that the municipalities and the state had priority in the construction of primary schools and in using funds from the São Paulo State Social Security Institute (IPESP) to ease the deficit of school buildings
Palavras-chave: Edifícios escolares - Projetos e plantas - São Paulo (Estado)
Ensino secundário
Arquitetura - Projetos e plantas - São Paulo (Estado)
School buildings - Designs and plans - São Paulo (Brazil)
Education, Secondary
Architecture - Designs and plans - São Paulo (Brazil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Moreira, Karoline de Santana. Expansão da rede física e arquitetura das escolas secundárias em São Paulo (1940 – 1963). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24227
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karoline de Santana Moreira.pdf6,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.