REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24209
Tipo: Tese
Título: Programa Mais Educação: uma política progressista de educação integral em tempo integral
Título(s) alternativo(s): More Education Program: a progressive policy of full-time comprehensive education
Autor(es): Soares, José Nildo Oliveira
Primeiro Orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Esta pesquisa tomou como objeto de estudo o Programa Mais Educação (PME) (2007-2016), umas das políticas públicas de educação do período dos governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011-8/2016). Teve como foco a experiência da rede pública da cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, em escolas de Ensino Fundamental (2013-2019). Este estudo insere-se nas investigações realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) liderado pela Profa. Dra. Branca Jurema Ponce do Programa Educação: Currículo/PUCSP. Desenvolveu-se a partir de pesquisa preliminar na legislação e em documentos oficiais. Seguiram-se a esta, três etapas de levantamento de produções acadêmicas sobre o tema: em Teses e Dissertações e em Artigos Acadêmicos. A pesquisa de campo contou com entrevistas realizadas com gestores, coordenadores, oficineiros, alunos e responsáveis por estes que participaram do PME de Santana de Parnaíba, assim como com uma entrevista com o gestor do PME na cidade de Araras (2009-2016). Realizaram-se ao todo 23 entrevistas. Para aproximação do objeto, realizaram-se estudos sobre Educação Integral (BRASIL, 2009a, 2009b, 2009c; ARROYO, 2012; CAVALIERE, 2010a; GADOTTI, 2009; MAURÍCIO, 2009; MOLL, 2012a, 2012b, 2013). Foram utilizadas em análises as seguintes categorias do materialismo histórico: totalidade, contradição, práxis e mediação (CURY, 1989; FRIGOTTO, 2008; GADOTTI, 2012). Utilizou-se também, nas análises, o conceito de justiça curricular em suas três dimensões: conhecimento, convivência e cuidado (CONNEL, 1995, 1997; DUBET, 2004, 2008a, 2008b; PONCE, B. J., 2016a, 2016b, 2018; PONCE; ARAÚJO, 2019; TORRES SANTOMÉ, 2013). Os resultados apontam o PME como uma política educacional progressista que, em Santana de Parnaíba, se articulou com outras políticas sociais sem perder a sua especificidade de política de indução à educação integral em tempo integral, na medida em que suas práxis foram desenvolvidas a partir de um currículo que contemplou saberes escolares, da comunidade e culturais, e fez ampliar as experiências educativas e o redimensionamento dos tempos e dos espaços escolares, de maneira a se apresentar como uma política educacional articulada e efetiva de formação integral do sujeito. Conclui-se também que o PME, como outras experiências democráticas vividas na história da Educação brasileira, deixa legados de esperança embebidos da certeza de que é possível construir uma educação de qualidade social nas redes escolares brasileiras, para os sujeitos da educação, para a instituição escolar e para todos os que acreditam na escola pública
Abstract: This research took as its object of study the More Education Program (Programa Mais Educação - PME) (2007-2016), one of the public education policies of Lula (2003- 2010) and Dilma’s (2011-8 / 2016) governments. It focused on the experience of public schools in the city of Santana de Parnaíba, located in the state of São Paulo, Brazil, in Elementary Schools (2013-2019). This study is part of the investigations carried out by Curricular Justice Study and Research Group (Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular - GEPEJUC) led by PhD Professor Branca Jurema Ponce from the Education Program: Curriculum at the Pontifical Catholic University of São Paulo. It was developed from preliminary research in legislation and official documents. This was followed by three stages of surveying academic productions on the topic: in Doctoral Dissertations, Master’s thesis and Academic Papers. The field research included interviews with managers, coordinators, workshopers, students and those responsible for them who participated in the More Education Program of Santana de Parnaíba, as well as an interview with the More Education Program manager in the city of Araras (2009-2016), São Paulo. A total of 23 interviews were conducted. To approach the object, studies were carried out on Integral Education (BRASIL, 2009a, 2009b, 2009c; ARROYO, 2012; CAVALIERE, 2010a; GADOTTI, 2009; MAURÍCIO, 2009; MOLL, 2012a, 2012b, 2013). The following categories of historical materialism were used in the analysis: totality, contradiction, praxis and mediation (CURY, 1989; FRIGOTTO, 2008; GADOTTI, 2012). The concept of curricular justice in its three dimensions was also used in the analyzes: knowledge, coexistence and care (CONNEL, 1995, 1997; DUBET, 2004, 2008a, 2008b; PONCE, B. J., 2016a, 2016b, 2018; PONCE; ARAÚJO, 2019; TORRES SANTOMÉ, 2013). The results point to the More Education Program as a progressive educational policy that, in Santana de Parnaíba, articulated itself with other social policies without losing its specificity as a policy to induce full-time comprehensive education, as its praxis were developed from a curriculum that included school, community and cultural knowledge, and expanded educational experiences and the resizing of school times and spaces, in order to present itself as an articulated and effective educational policy for the comprehensive formation of the subject. It is also concluded that the More Education Program, like other democratic experiences lived in the history of Brazilian Education, leaves legacies of hope steeped in the certainty that it is possible to build social quality education in Brazilian school networks, for the subjects of education, for the school institution and for all who believe in public schoo
Palavras-chave: Programa Mais Educação (Brasil)
Educação integral
Justiça social
More Education Program (Brazil)
Comprehensive education
Social justice.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Soares, José Nildo Oliveira. Programa Mais Educação: uma política progressista de educação integral em tempo integral. 2020. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24209
Data do documento: 5-Jun-2020
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