REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24002
Tipo: Dissertação
Título: Formação inicial de professores: as TDIC nos currículos
Autor(es): Mantoan, João Paulo Buraneli
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Esta pesquisa investiga a organização curricular os cursos de formação inicial de professores, no que se refere a oferta de componentes curriculares relacionados às TDIC, em consonância às demandas contemporâneas da cultura digital. Tem por objetivos: (1) fazer o levantamento de todos os cursos de Licenciatura em Pedagogia ofertados no município de São Paulo com notas 4 e 5 pelo portal E-MEC. (2) Analisar matrizes curriculares, levantando as disciplinas relacionadas ao uso de tecnologias. (3) Verificar como as matrizes curriculares do curso de Licenciatura em Pedagogia descrevem o trabalho a ser executado com as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, na formação inicial dos acadêmicos do respectivo curso. Foi realizada uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. A reflexão sobre o a presença das TDIC na formação inicial do licenciando de Pedagogia está relacionada às características das tecnologias no contexto educacional e na sociedade contemporânea. As Tecnologias tem potencial para a criação de espaços de aprendizagem interativos, assim como estimular novos modos de ensinar, aprender e interagir com o conhecimento por meio de diferentes linguagens, e também a desenvolver competências autorais dos estudantes para uso ético e crítico das tecnologias na com conceito 4 e 5 e que oferecem disciplinas relacionadas mais diretamente à temática de tecnologias, dentre as IES levantadas na plataforma E-Mec. Levantou-se que a oferta de componentes curriculares que tratam das tecnologias nas matrizes curriculares de todos os cursos. Foram identificados, por meio da análise dos títulos dos componentes curriculares, conceitos relacionados à contemporaneidade. Cabe pontuar a falta da publicização das ementas e propostas pedagógicas de grande parte das instituições pesquisadas, o que dificultou o olhar mais aprofundado ao conjunto de disciplinas e entender se as tecnologias permeiam as demais temáticas do currículo
Abstract: This research proposes to investigate the curricular organization of initial teacher training, with regard to the use of TDIC as an instrument of formative guidance, in line with the contemporary needs of the digital society. Its objectives are: (1) to survey all courses Degree in Pedagogy offered in the city of São Paulo with grades 4 and 5 through the e-MEC portal. (2) Analyze curricular matrices, surveying the disciplines related to the use of technologies. (3) Check how the curricular matrices of the Pedagogy Degree course describe the work to be performed with the Digital Technologies of Information and Communication, in the initial training of the academics of the respective course. A documentary research was carried out, using a qualitative approach. The need to reflect on the treatment of TDIC in the initial training of Pedagogy students is related to the creation of interactive learning spaces, as well as to stimulate new ways of teaching, learning and interacting with knowledge through different languages. The data collection showed that 11 higher education institutions in the city of São Paulo concept 4 and 5 and that offer disciplines related more directly to the theme of technologies, among the HEIs raised on the e-Mec platform. There is the offer of curricular components that deal with technologies in their curricula. They were identified in the titles of the curricular components, through words related to contemporaneity, which emerged from the observation of the nomenclature. It is worth noting the lack of publication of the menus and pedagogical proposals of most of the institutions surveyed, which made it difficult to look more deeply at the set of disciplines and understand whether technologies permeate the other themes of the curriculum
Palavras-chave: Currículo
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Professores - Formação profissional
Curriculum
Digital Information and Communication Technologies
Teachers - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mantoan, João Paulo Buraneli. Formação inicial de professores: as TDIC nos currículos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24002
Data do documento: 8-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Paulo Buraneli Mantoan.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.