REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSant'Anna, Viviane Nogueira Ponciano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1411467061459021pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gerson Pastre de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450562716628916pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-09T12:40:34Z-
dc.date.available2021-11-09T12:40:34Z-
dc.date.issued2020-06-04-
dc.identifier.citationSant'Anna, Viviane Nogueira Ponciano. Formação de professores e tecnologias: uma discussão sobre semelhança de triângulos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23956-
dc.description.resumoA presente investigação tem como foco a formação de professores de educação básica em contextos mediados por tecnologias digitais. A partir de um tema matemático, a semelhança de triângulos, são constituídos aportes didáticos e históricos, os quais, por sua vez, deram origem aos estudos relacionados às noções de congruência, proporcionalidade, paralelismo, transformações geométricas, entre outras. Estes estudos, aliados aos aportes teóricos referentes a formação de professores em cenários com a presença de tecnologias digitais, deram origem a uma série de atividades, com base no objetivo central da proposta, que é o de refletir sobre quais contribuições para a ressignificação dos conhecimentos acerca de semelhança de figuras planas (e de triângulos, em particular) podem advir a partir da construção de estratégias didáticas com o uso de tecnologias digitais em uma proposta ligada à formação de professores e à sua prática. A abordagem metodológica traz elementos da Engenharia Didática e as atividades são analisadas levando em conta os níveis de apreensão figural que podem surgir a partir das conjecturas eventualmente realizadas pelos aprendizes, as questões relativas ao conhecimento matemático e sua ligação intrínseca, no caso, à fluência e à percepção acerca do potencial interativo da interface tecnológica envolvida. Como resultado, a partir do contexto das atividades trazemos uma discussão de questões didáticas relacionadas à exploração das construções sugeridas, realizadas por meio do software GeoGebrapt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on the training of basic education teachers in contexts mediated by digital technologies. From a mathematical theme, the similarity of triangles, didactic and historical contributions are constituted, which, in turn, gave rise to studies related to the notions of congruence, proportionality, parallelism, geometric transformations, among others. These studies, together with the theoretical contributions related to teacher training in scenarios with the presence of digital technologies, gave rise to a series of activities, based on the central objective of the proposal, which is to reflect on what contributions to the resignification of knowledge about the similarity of flat figures (and triangles in particular) can come from the construction of didactic strategies with the use of digital technologies in a proposal linked to the formation of teachers and their practice. The methodological approach brings elements of Didactic Engineering and the activities are analyzed taking into account the levels of figural apprehension that may arise from the conjectures eventually made by the apprentices, the questions related to mathematical knowledge and its intrinsic connection, in this case, to fluency and perception about the interactive potential of the technological interface involved. As a result, from the context of the activities we bring a discussion of didactic questions related to the exploration of suggested constructions, carried out through the GeoGebra softwareen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTriângulopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectTriangleen_US
dc.subjectMathematics - Study and teaching - Technological innovationen_US
dc.subjectMathematics teachers - Occupational trainingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleFormação de professores e tecnologias: uma discussão sobre semelhança de triângulospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane Nogueira Ponciano Sant'Anna.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.