REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23853
Tipo: Dissertação
Título: Ações avaliativas docentes em anos finais do ensino fundamental e construção coletiva de uma formação para a melhoria das práticas
Título(s) alternativo(s): Teacher evaluation actions in the final years of elementary school and collective construction of training to improve practices
Autor(es): Forti, Maria Cristina
Primeiro Orientador: Gimenes, Nelson Antonio Simão
Resumo: Esta pesquisa propõe elementos para a análise sobre as práticas avaliativas realizadas por um grupo de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma unidade de ensino da rede particular do município de São Paulo, com vistas à construção coletiva de uma proposta formativa para a melhoria das referidas ações de avaliação da aprendizagem. Adjacente a esta análise, o estudo preconiza a formação docente continuada para o aprimoramento da avaliação formativa. Os autores citados no referencial teórico como Hadji (2001), Fernandes (2008 e 2009), Black et al (2004), Depresbiteris e Tavares (2009), contribuíram para a compreensão sobre os usos pedagógicos da avaliação para a aprendizagem em sala de aula, no desenvolvimento da prática pedagógica, à luz da concepção da avaliação formativa. Autoras como Moriconi et al (2017), Passos (2016), André (2017), Lüdke e André (2018), contribuíram para os entendimentos acerca das características de uma formação docente eficaz, a qual é alavancada pelas ações coletivas e colaborativas, entre formadores e professores, dentro da escola. Como objetivo geral, buscou-se investigar as estratégias avaliativas de um grupo de professores no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e construir coletiva e colaborativamente uma formação para o aperfeiçoamento das práticas avaliativas dos docentes. Para a realização do estudo, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e a inspiração nos pressupostos de Bardin (2016) para a análise de conteúdo. Nesse sentido, foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada professor e duas reuniões com o grupo formado pelos cinco docentes e a pesquisadora, as quais foram gravadas. Esses registros foram complementados por um diário de bordo escrito pela pesquisadora, durante os encontros. Os resultados apresentados possibilitam considerar que os professores, em seus discursos e práticas, parecem se aproximar da concepção da avaliação formativa; mesmo assim, os docentes carecem de maior racionalização desses processos; os docentes valorizam os processos formativos e entendem que a avaliação da aprendizagem deve ser mais explorada nas formações continuadas, assim como as metodologias usadas devem favorecer as trocas de experiências e os movimentos colaborativos entre eles. Por fim, à luz da avaliação formativa e das características que indicam a eficácia das formações docentes, foi elaborada coletivamente uma proposta formativa, com o compromisso da sua efetivação
Abstract: This research proposes elements for the analysis of the evaluation practices carried out by a group of teachers from the final years of elementary school at a private teaching unit in the city of São Paulo, with a view to the collective construction of a training proposal for the improvement of selected learning assessment actions. Adjacent to this analysis, the study advocates continuing teacher education to improve formative assessment. Authors cited in the theoretical framework are Hadji (2001), Fernandes (2008 and 2009), Black et al (2004), Depresbiteris and Tavares (2009), contributed to the understanding of the pedagogical uses of assessment for learning in the classroom, in the development of pedagogical practice, in light of the design of formative assessment. Authors such as Moriconi et al (2017), Passos (2016), André (2017), Lüdke and André (2018), contributed to the understanding of the characteristics of an effective teacher education, which is leveraged by collective and collaborative actions, among trainers and teachers, within the school. As a general objective, investigation of the evaluative strategies of a group of teachers in the development of student learning and collectively and collaboratively build training for the improvement of the teachers' assessment practices was sought To carry out the study, the methodology of action research and inspiration in the assumptions of Bardin (2016) were used for content analysis. In this sense, a semi-structured interview was carried out with each professor and two meetings with the group formed by the five professors and the researcher, which were recorded. These records were complemented by a logbook written by the researcher during the meetings. The results presented make it possible to believe that teachers, in their discourse and practices, seem to understand the concept of formative assessment; however, professors lack greater rationalization of these processes; the professors value the training processes and understand that the assessment of learning should be further explored in continuing education, as well as the methodologies used should favor the exchange of experiences and collaborative movements between them. Finally, in light of formative assessment and the characteristics that indicate the effectiveness of teacher training, a training proposal was collectively elaborated, with a commitment to its realization
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Avaliação formativa
Anos finais do ensino fundamental
Learning assessment
Formative assessment
Final years of elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Forti, Maria Cristina. Ações avaliativas docentes em anos finais do ensino fundamental e construção coletiva de uma formação para a melhoria das práticas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23853
Data do documento: 31-Ago-2021
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