REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
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Tipo: Dissertação
Título: Ação comunicativa e contemporaneidade: caso da campanha para prefeito de São Paulo em 2016
Autor(es): Borges, Juliana Fratini
Primeiro Orientador: Araujo, Rafael de Paula Aguiar
Resumo: Averiguou-se, neste trabalho, como foram realizadas as ações comunicativas nas páginas oficiais de Facebook de Fernando Haddad (PT) e João Doria Jr (PSDB) para as eleições de 2016, se com a finalidade de alcançar consenso racional ou obter sucesso por meio de estratégias com argumentos diversos. O método da pesquisa foi o exploratório – que fornece informações variadas sobre o problema apresentado –, e explicativo – que fornece explicações sobre causa e efeito de determinadas ações. Considerada a conjuntura de depreciação do Partido dos Trabalhadores, das instituições, lideranças e valores tradicionais em 2016, verificou-se como foram elaboradas e disseminadas as narrativas dos candidatos para atrair o eleitor. Como pano de fundo discutiu-se o papel da democracia deliberativa, democracia liberal e os efeitos da democracia de auditório, que tende a favorecer o candidato que se comunica melhor. Ao todo foram avaliadas 38 imagens das páginas de Facebook, 19 de cada candidato, que demonstraram melhor comunicação de João Doria para a conjuntura. Não obstante, tratou-se como as empresas de tecnologia se posicionaram a respeito dos impactos provocados por seus serviços, sem regulamentação, durante as eleições
Abstract: It was verified, in this work, how the communicative actions were carried out in the official Facebook pages of Fernando Haddad (PT) and João Doria Jr (PSDB) for the 2016 elections, whether for the purpose of achieving rational consensus or success through strategies with different arguments. The research method was exploratory - which provides varied information on the presented problem -, and explanatory - that provides explanations about cause and effect of certain actions. Considering the depreciation situation of the Workers Party, institutions, leadership and traditional values in 2016, it was verified how the narratives of the candidates were drawn up and disseminated to attract the voter. As a background, we discussed the role of deliberative democracy, liberal democracy and the effects of audience democracy, which tends to favor the candidate who communicates better. In all, 38 images of the Facebook pages were evaluated, 19 of each candidate, which demonstrated João Doria's better communication for the conjuncture. Nonetheless, it was discussed how technology companies took a stand on the unregulated impacts of their services during the elections
Palavras-chave: Campanhas eleitorais - São Paulo (cidade)
Internet nas campanhas eleitorais - São Paulo (cidade)
Doria Junior, Joao [1957-]
Haddad, Fernando [1963-]
Political campaigns - São Paulo (Brazil)
Internet in political campaigns - São Paulo (Brazil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Borges, Juliana Fratini. Ação comunicativa e contemporaneidade: caso da campanha para prefeito de São Paulo em 2016. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22377
Data do documento: 13-Jun-2019
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