REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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dc.creatorBorges, Juliana Fratini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7142850157800121por
dc.contributor.advisor1Araújo, Rafael-
dc.date.accessioned2019-07-02T17:28:43Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.citationBorges, Juliana Fratini. Ação comunicativa e contemporaneidade: caso da campanha para prefeito de São Paulo em 2016. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22377-
dc.description.resumoAveriguou-se, neste trabalho, como foram realizadas as ações comunicativas nas páginas oficiais de Facebook de Fernando Haddad (PT) e João Doria Jr (PSDB) para as eleições de 2016, se com a finalidade de alcançar consenso racional ou obter sucesso por meio de estratégias com argumentos diversos. O método da pesquisa foi o exploratório – que fornece informações variadas sobre o problema apresentado –, e explicativo – que fornece explicações sobre causa e efeito de determinadas ações. Considerada a conjuntura de depreciação do Partido dos Trabalhadores, das instituições, lideranças e valores tradicionais em 2016, verificou-se como foram elaboradas e disseminadas as narrativas dos candidatos para atrair o eleitor. Como pano de fundo discutiu-se o papel da democracia deliberativa, democracia liberal e os efeitos da democracia de auditório, que tende a favorecer o candidato que se comunica melhor. Ao todo foram avaliadas 38 imagens das páginas de Facebook, 19 de cada candidato, que demonstraram melhor comunicação de João Doria para a conjuntura. Não obstante, tratou-se como as empresas de tecnologia se posicionaram a respeito dos impactos provocados por seus serviços, sem regulamentação, durante as eleiçõespor
dc.description.abstractIt was verified, in this work, how the communicative actions were carried out in the official Facebook pages of Fernando Haddad (PT) and João Doria Jr (PSDB) for the 2016 elections, whether for the purpose of achieving rational consensus or success through strategies with different arguments. The research method was exploratory - which provides varied information on the presented problem -, and explanatory - that provides explanations about cause and effect of certain actions. Considering the depreciation situation of the Workers Party, institutions, leadership and traditional values in 2016, it was verified how the narratives of the candidates were drawn up and disseminated to attract the voter. As a background, we discussed the role of deliberative democracy, liberal democracy and the effects of audience democracy, which tends to favor the candidate who communicates better. In all, 38 images of the Facebook pages were evaluated, 19 of each candidate, which demonstrated João Doria's better communication for the conjuncture. Nonetheless, it was discussed how technology companies took a stand on the unregulated impacts of their services during the electionseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/49638/Juliana%20Fratini%20Borges.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCampanhas eleitorais - São Paulo (cidade)por
dc.subjectInternet nas campanhas eleitorais - São Paulo (cidade)por
dc.subjectDoria Junior, Joao [1957-]por
dc.subjectHaddad, Fernando [1963-]por
dc.subjectPolitical campaigns - São Paulo (Brazil)eng
dc.subjectInternet in political campaigns - São Paulo (Brazil)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleAção comunicativa e contemporaneidade: caso da campanha para prefeito de São Paulo em 2016por
dc.typeDissertaçãopor
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