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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20709
Tipo: | Dissertação |
Título: | A escrita rítmica de Juliano Pessanha |
Autor(es): | Sanchez, Francine Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Malufe, Annita Costa |
Resumo: | Esta dissertação parte da seguinte pergunta: como podemos conceber e conceituar o ritmo no texto literário contemporâneo em prosa? Justifica-se no despertar de um senso rítmico que se faz presente na leitura do texto híbrido de Juliano Pessanha “Introdução: Esse-menino-aí”, nosso corpus da pesquisa, e tem como principais objetivos: realizar uma possibilidade de leitura crítica deste texto, buscando mostrar o ritmo aí presente, e delinear um novo conceito de ritmo. Partimos da hipótese de que há um ritmo que é intensivo e que é um movimento produzido pela performance da leitura. Para tanto, investigamos acepções sobre o ritmo que ultrapassam a sinonímia entre ritmo e métrica. A fundamentação teórica baseia-se em: Brik, Paz, Meschonnic, Zumthor, Gil, Pessoa, Deleuze e Nietzsche. Busca-se realizar uma leitura da ordem das sensações e da busca por experimentar e expor movimentos propostos para a leitura na construção do texto, e chegamos ao resultado de que a noção de ritmo intensivo se torna a mais adequada e permite maiores possibilidades de investigação para o texto contemporâneo de Juliano Pessanha, em sua atualidade e caráter experimental |
Abstract: | This research starts from a quest: how is it possible to conceive and conceptualize the rhythm in a prose contemporary literary text? The principle, however, could be justified by the arousal of the rhythmic sense on the reading of Juliano Saldanha’s hybrid literary piece “Introdução: Esse-menino-aí”, corpus of the present investigation. To achieve a possible critical reading of this literary piece striving for outlining its rhythm, as well as to devise a new concept of rhythm, are the aims of the present study. Starting from the assumption of an intensive rhythm induced by the performative movement on the reading process, it is intended to investigate the concepts related to the rhythm beyond the synonym between rhythm and metric. The theoretical foundation bases on Brik, Paz, Meschonnic, Zumthor, Gil, Pessoa, Deleuze e Nietzsche. The search is for a reading in the order of sensations and experiencing as well as for exposing the reading movements in the text construction, focusing on reaching the most adequate conception of intensive rhythm, enabling a broader range of possibilities on the investigation of Juliano Pessanha’s literary production |
Palavras-chave: | Ritmo Pessanha, Juliano Garcia - Crítica e interpretação Sensação Rhythm Pessanha, Juliano Garcia - Criticism and interpretation Sensation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Sanchez, Francine Rodrigues. A escrita rítmica de Juliano Pessanha. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20709 |
Data do documento: | 5-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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