Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18516
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Projeto político pedagógico: suas características e sua relação com a gestão democrática |
Autor(es): | Vilanova, Irineu Jardim, Vanessa Tavares |
Primeiro Orientador: | Espósito, Vitória Helena Cunha |
Resumo: | Projeto Político Pedagógico: Suas características e sua relação com a gestão democrática é uma pesquisa que trata da descrição da Carta de Intenções que as escolas elaboram para a regulamentação de suas ações pedagógicas, relacionando-a com as questões de uma gestão democrática dentro de um ambiente escolar. Inicialmente focando o trabalho na descrição de uma gestão com suas especificidades e posteriormente associando-a dentro da escola com a idéia de democracia e autonomia que regem uma relação refletida pela participação conjunta e indissociável da equipe pedagógica, dos funcionários, dos educandos e da comunidade que cerca a unidade escola. A partir desta análise vinculando a idéia de um projeto político pedagógico como sendo resultado de uma construção coletiva fruto de uma intencionalidade que visa a formação de um indivíduo para a sociedade. Foram utilizadas neste trabalho, pesquisas bibliografias referentes à educação, materiais digitalizados adquiridos na rede mundial de computadores e investigou-se a relação pedagógica que um colégio localizado na cidade de São Paulo mantém com sua mantenedora, uma Universidade que possui em seu caráter pedagógico de Ensino Superior uma maneira de agir, e no âmbito do Ensino Básico, outra forma de atuação. Projeto Político Pedagógico: Suas características e sua relação com a gestão democrática, ao seu ponto final associa, o projeto educativo e as características democráticas como forma de buscar superar os desafios postos à educação e nos convida a participar da transformação social partindo de ações pedagógicas criativas e críticas |
Palavras-chave: | Projeto Gestão Democrático Coletivo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
Citação: | Vilanova, Irineu; Jardim, Vanessa Tavares. Projeto político pedagógico: suas características e sua relação com a gestão democrática. 2007. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18516 |
Data do documento: | 28-Nov-2007 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc irineu.pdf | 330,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.