Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vilanova, Irineu | |
dc.creator | Jardim, Vanessa Tavares | |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260063Z6 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Espósito, Vitória Helena Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T20:39:19Z | - |
dc.date.available | 2016-04-29T14:49:58Z | - |
dc.date.issued | 2007-11-28 | - |
dc.identifier.citation | Vilanova, Irineu; Jardim, Vanessa Tavares. Projeto político pedagógico: suas características e sua relação com a gestão democrática. 2007. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18516 | - |
dc.description.resumo | Projeto Político Pedagógico: Suas características e sua relação com a gestão democrática é uma pesquisa que trata da descrição da Carta de Intenções que as escolas elaboram para a regulamentação de suas ações pedagógicas, relacionando-a com as questões de uma gestão democrática dentro de um ambiente escolar. Inicialmente focando o trabalho na descrição de uma gestão com suas especificidades e posteriormente associando-a dentro da escola com a idéia de democracia e autonomia que regem uma relação refletida pela participação conjunta e indissociável da equipe pedagógica, dos funcionários, dos educandos e da comunidade que cerca a unidade escola. A partir desta análise vinculando a idéia de um projeto político pedagógico como sendo resultado de uma construção coletiva fruto de uma intencionalidade que visa a formação de um indivíduo para a sociedade. Foram utilizadas neste trabalho, pesquisas bibliografias referentes à educação, materiais digitalizados adquiridos na rede mundial de computadores e investigou-se a relação pedagógica que um colégio localizado na cidade de São Paulo mantém com sua mantenedora, uma Universidade que possui em seu caráter pedagógico de Ensino Superior uma maneira de agir, e no âmbito do Ensino Básico, outra forma de atuação. Projeto Político Pedagógico: Suas características e sua relação com a gestão democrática, ao seu ponto final associa, o projeto educativo e as características democráticas como forma de buscar superar os desafios postos à educação e nos convida a participar da transformação social partindo de ações pedagógicas criativas e críticas | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35393/tcc%20irineu.pdf.jpg | * |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Democrático | pt_BR |
dc.subject | Coletivo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico: suas características e sua relação com a gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc irineu.pdf | 330,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.