REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVilanova, Irineu
dc.creatorJardim, Vanessa Tavares
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260063Z6pt_BR
dc.contributor.advisor1Espósito, Vitória Helena Cunha-
dc.date.accessioned2016-07-28T20:39:19Z-
dc.date.available2016-04-29T14:49:58Z-
dc.date.issued2007-11-28-
dc.identifier.citationVilanova, Irineu; Jardim, Vanessa Tavares. Projeto político pedagógico: suas características e sua relação com a gestão democrática. 2007. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18516-
dc.description.resumoProjeto Político Pedagógico: Suas características e sua relação com a gestão democrática é uma pesquisa que trata da descrição da Carta de Intenções que as escolas elaboram para a regulamentação de suas ações pedagógicas, relacionando-a com as questões de uma gestão democrática dentro de um ambiente escolar. Inicialmente focando o trabalho na descrição de uma gestão com suas especificidades e posteriormente associando-a dentro da escola com a idéia de democracia e autonomia que regem uma relação refletida pela participação conjunta e indissociável da equipe pedagógica, dos funcionários, dos educandos e da comunidade que cerca a unidade escola. A partir desta análise vinculando a idéia de um projeto político pedagógico como sendo resultado de uma construção coletiva fruto de uma intencionalidade que visa a formação de um indivíduo para a sociedade. Foram utilizadas neste trabalho, pesquisas bibliografias referentes à educação, materiais digitalizados adquiridos na rede mundial de computadores e investigou-se a relação pedagógica que um colégio localizado na cidade de São Paulo mantém com sua mantenedora, uma Universidade que possui em seu caráter pedagógico de Ensino Superior uma maneira de agir, e no âmbito do Ensino Básico, outra forma de atuação. Projeto Político Pedagógico: Suas características e sua relação com a gestão democrática, ao seu ponto final associa, o projeto educativo e as características democráticas como forma de buscar superar os desafios postos à educação e nos convida a participar da transformação social partindo de ações pedagógicas criativas e críticaspt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35393/tcc%20irineu.pdf.jpg*
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDemocráticopt_BR
dc.subjectColetivopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico: suas características e sua relação com a gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc irineu.pdf330,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.