Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16498
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dér, Carolina Simões | - |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Clarilza Prado de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T20:57:51Z | - |
dc.date.available | 2005-09-02 | - |
dc.date.issued | 2005-06-09 | - |
dc.identifier.citation | Dér, Carolina Simões. Ciclos e Progressão continuada: a representação social de professores. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16498 | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem o objetivo de conhecer a representação social dos professores do Ensino Fundamental I das escolas da rede municipal de ensino do Estado de São Paulo sobre a organização do ensino em ciclos e o regime de progressão continuada. Por meio da teoria das Representações Sociais buscamos compreender como esses professores ancoram e objetivam a implantação do regime de progressão continuada e sua posterior substituição pelos ciclos de aprendizagem. Para tanto foram feitas duas questões abertas e genéricas para que o professor pudesse responder aquilo que ele realmente pensa e sente sobre o objeto de estudo. As respostas inicialmente foram divididas em categorias a favor ou contra os ciclos e a progressão continuada a fim de conhecermos a direção da atitude das representações sociais desses professores. A partir da análise das respostas dos sujeitos foi possível ainda identificar aonde os professores estão ancorando esses dois conceitos e posteriormente após a utilização do programa Alceste como se dá a objetivação desses professores sobre a progressão continuada e os ciclos. Com isso foi possível delinear a representação social dos sujeitos sobre os ciclos de aprendizagem e sobre o regime de progressão continuada. A análise possibilitou chegar aos seguintes resultados: as informações dos professores sobre os ciclos e a progressão continuada estão sendo ancorados no modelo seriado fato que se destaca principalmente pelo discurso contra a progressão continuada que reforça a idéia da forte presença da seriação. Ficou evidente também que os professores ainda consideram a seriação uma organização de ensino melhor ainda que utilizem em seu discurso uma boa qualificação ao se referir aos ciclos deixando claro que na verdade o que fazem é utilizar um discurso politicamente correto sobre a organização de ensino vigente. Dessa forma concluímos que os professores ainda bastante confusos sobre a organização do ensino em ciclos de aprendizagem e o regime de progressão continuada mostram uma representação social de forma e não de conteúdo na medida em que o discurso que fazem indica sempre uma qualificação favorável aos ciclos | por |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32678/Carolina%20Simoes%20Der.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ciclos de aprendizagem | por |
dc.subject | Progressão continuada | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Professores de ensino fundamental | por |
dc.subject | Representação social | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.title | Ciclos e Progressão continuada: a representação social de professores | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carolina Simoes Der.pdf | 631,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.