REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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dc.creatorDér, Carolina Simões-
dc.contributor.advisor1Sousa, Clarilza Prado de-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:51Z-
dc.date.available2005-09-02-
dc.date.issued2005-06-09-
dc.identifier.citationDér, Carolina Simões. Ciclos e Progressão continuada: a representação social de professores. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16498-
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de conhecer a representação social dos professores do Ensino Fundamental I das escolas da rede municipal de ensino do Estado de São Paulo sobre a organização do ensino em ciclos e o regime de progressão continuada. Por meio da teoria das Representações Sociais buscamos compreender como esses professores ancoram e objetivam a implantação do regime de progressão continuada e sua posterior substituição pelos ciclos de aprendizagem. Para tanto foram feitas duas questões abertas e genéricas para que o professor pudesse responder aquilo que ele realmente pensa e sente sobre o objeto de estudo. As respostas inicialmente foram divididas em categorias a favor ou contra os ciclos e a progressão continuada a fim de conhecermos a direção da atitude das representações sociais desses professores. A partir da análise das respostas dos sujeitos foi possível ainda identificar aonde os professores estão ancorando esses dois conceitos e posteriormente após a utilização do programa Alceste como se dá a objetivação desses professores sobre a progressão continuada e os ciclos. Com isso foi possível delinear a representação social dos sujeitos sobre os ciclos de aprendizagem e sobre o regime de progressão continuada. A análise possibilitou chegar aos seguintes resultados: as informações dos professores sobre os ciclos e a progressão continuada estão sendo ancorados no modelo seriado fato que se destaca principalmente pelo discurso contra a progressão continuada que reforça a idéia da forte presença da seriação. Ficou evidente também que os professores ainda consideram a seriação uma organização de ensino melhor ainda que utilizem em seu discurso uma boa qualificação ao se referir aos ciclos deixando claro que na verdade o que fazem é utilizar um discurso politicamente correto sobre a organização de ensino vigente. Dessa forma concluímos que os professores ainda bastante confusos sobre a organização do ensino em ciclos de aprendizagem e o regime de progressão continuada mostram uma representação social de forma e não de conteúdo na medida em que o discurso que fazem indica sempre uma qualificação favorável aos ciclospor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32678/Carolina%20Simoes%20Der.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiclos de aprendizagempor
dc.subjectProgressão continuadapor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleCiclos e Progressão continuada: a representação social de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
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