Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16484| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Educação profissional e construção de identidade |
| Autor(es): | Silva, Isane Pereira da |
| Primeiro Orientador: | Szymanski, Heloisa |
| Resumo: | Recentemente, o discurso sobre a necessidade de maior qualificação dos trabalhadores intensificou-se e, com ele, a proliferação de atribuições à identidade dos trabalhadores, nos aspectos da cognição, da conduta, dos modos de agir, etc. Esta pesquisa analisa a construção da identidade dos trabalhadores da área de produção da Rhodia Ltda. - Unidade Química Santo André, diante o processo de Educação Profissional. Nesse estudo, a identidade é compreendida como fundamentalmente relacional e situada social e historicamente. Seu principal objetivo é compreender qual o sentido que os trabalhadores dão à identidade atribuída pela empresa na construção de sua identidade pessoal, na dimensão do trabalho. Utiliza como conceitos fundamentais: metamorfose desenvolvido por Ciampa e abordagem dramatúrgica desenvolvido por Goffman. O conceito de duplo vínculo, desenvolvido por Bateson, complementa esses conceitos fundamentais. A síntese da pesquisa documental sobre as atribuições dessa empresa à identidade de seus empregados foi categorizada em dois personagens: Leonardo da Vinci e Precavido. Duas entrevistas dialógicas seguiram-se com os trabalhadores,- sendo a última devolutiva - com o intuito de compreender a sua percepção em relação quanto ao sentido dessas atribuições. Como conclusão, pode-se compreender que o sentido que os trabalhadores dão à identidade que lhes é atribuída pela empresa está calcado, em grande medida, na percepção dos trabalhadores da relação de duplo vínculo estabelecida com a empresa. Como forma de resistência os trabalhadores baseiam seus modos de agir, as suas posturas, etc. - metaforicamente - na articulação da representação dos personagens Leonardo da Vinci e Precavido no seu cotidiano da empresa |
| Palavras-chave: | Ensino profissional Abordagem dramaturgica Discurso empresarial Identidade Rhodia Ltda - Unidade Santo Andre |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
| Citação: | Silva, Isane Pereira da. Educação profissional e construção de identidade. 1999. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16484 |
| Data do documento: | 30-Nov-1999 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Isane Pereira da Silva.pdf Restricted Access | 6,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

