REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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dc.creatorSilva, Isane Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760843Y9por
dc.contributor.advisor1Szymanski, Heloisa-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:48Z-
dc.date.available2009-02-16-
dc.date.issued1999-11-30-
dc.identifier.citationSilva, Isane Pereira da. Educação profissional e construção de identidade. 1999. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16484-
dc.description.resumoRecentemente, o discurso sobre a necessidade de maior qualificação dos trabalhadores intensificou-se e, com ele, a proliferação de atribuições à identidade dos trabalhadores, nos aspectos da cognição, da conduta, dos modos de agir, etc. Esta pesquisa analisa a construção da identidade dos trabalhadores da área de produção da Rhodia Ltda. - Unidade Química Santo André, diante o processo de Educação Profissional. Nesse estudo, a identidade é compreendida como fundamentalmente relacional e situada social e historicamente. Seu principal objetivo é compreender qual o sentido que os trabalhadores dão à identidade atribuída pela empresa na construção de sua identidade pessoal, na dimensão do trabalho. Utiliza como conceitos fundamentais: metamorfose desenvolvido por Ciampa e abordagem dramatúrgica desenvolvido por Goffman. O conceito de duplo vínculo, desenvolvido por Bateson, complementa esses conceitos fundamentais. A síntese da pesquisa documental sobre as atribuições dessa empresa à identidade de seus empregados foi categorizada em dois personagens: Leonardo da Vinci e Precavido. Duas entrevistas dialógicas seguiram-se com os trabalhadores,- sendo a última devolutiva - com o intuito de compreender a sua percepção em relação quanto ao sentido dessas atribuições. Como conclusão, pode-se compreender que o sentido que os trabalhadores dão à identidade que lhes é atribuída pela empresa está calcado, em grande medida, na percepção dos trabalhadores da relação de duplo vínculo estabelecida com a empresa. Como forma de resistência os trabalhadores baseiam seus modos de agir, as suas posturas, etc. - metaforicamente - na articulação da representação dos personagens Leonardo da Vinci e Precavido no seu cotidiano da empresapor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32711/Isane%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectAbordagem dramaturgicapor
dc.subjectDiscurso empresarialpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectRhodia Ltda - Unidade Santo Andrepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleEducação profissional e construção de identidadepor
dc.typeDissertaçãopor
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