Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16484Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Isane Pereira da | - |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760843Y9 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Szymanski, Heloisa | - |
| dc.date.accessioned | 2016-04-28T20:57:48Z | - |
| dc.date.available | 2009-02-16 | - |
| dc.date.issued | 1999-11-30 | - |
| dc.identifier.citation | Silva, Isane Pereira da. Educação profissional e construção de identidade. 1999. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16484 | - |
| dc.description.resumo | Recentemente, o discurso sobre a necessidade de maior qualificação dos trabalhadores intensificou-se e, com ele, a proliferação de atribuições à identidade dos trabalhadores, nos aspectos da cognição, da conduta, dos modos de agir, etc. Esta pesquisa analisa a construção da identidade dos trabalhadores da área de produção da Rhodia Ltda. - Unidade Química Santo André, diante o processo de Educação Profissional. Nesse estudo, a identidade é compreendida como fundamentalmente relacional e situada social e historicamente. Seu principal objetivo é compreender qual o sentido que os trabalhadores dão à identidade atribuída pela empresa na construção de sua identidade pessoal, na dimensão do trabalho. Utiliza como conceitos fundamentais: metamorfose desenvolvido por Ciampa e abordagem dramatúrgica desenvolvido por Goffman. O conceito de duplo vínculo, desenvolvido por Bateson, complementa esses conceitos fundamentais. A síntese da pesquisa documental sobre as atribuições dessa empresa à identidade de seus empregados foi categorizada em dois personagens: Leonardo da Vinci e Precavido. Duas entrevistas dialógicas seguiram-se com os trabalhadores,- sendo a última devolutiva - com o intuito de compreender a sua percepção em relação quanto ao sentido dessas atribuições. Como conclusão, pode-se compreender que o sentido que os trabalhadores dão à identidade que lhes é atribuída pela empresa está calcado, em grande medida, na percepção dos trabalhadores da relação de duplo vínculo estabelecida com a empresa. Como forma de resistência os trabalhadores baseiam seus modos de agir, as suas posturas, etc. - metaforicamente - na articulação da representação dos personagens Leonardo da Vinci e Precavido no seu cotidiano da empresa | por |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32711/Isane%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
| dc.publisher.department | Psicologia | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | por |
| dc.rights | Acesso Restrito | por |
| dc.subject | Ensino profissional | por |
| dc.subject | Abordagem dramaturgica | por |
| dc.subject | Discurso empresarial | por |
| dc.subject | Identidade | por |
| dc.subject | Rhodia Ltda - Unidade Santo Andre | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
| dc.title | Educação profissional e construção de identidade | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Isane Pereira da Silva.pdf Restricted Access | 6,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

