Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Negrini, Sandra | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251023Y2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Clarilza Prado de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T20:57:01Z | - |
dc.date.available | 2007-10-01 | - |
dc.date.issued | 2006-05-23 | - |
dc.identifier.citation | Negrini, Sandra. Beyound school walls: children education by cultural action. 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16232 | - |
dc.description.resumo | Este estudo investigou as representações sociais dos participantes do Curumim - programa de sócio-educativo para crianças de 7 a 12 anos, implementado e mantido pelo Serviço Social do Comércio SESC, no Estado de São Paulo. A fim de compreender o significado do Programa para seus protagonistas, foi aplicado um questionário semi-aberto para instrutores e familiares. Utilizando a Teoria das Representações Sociais e a Análise de Conteúdo, as respostas evidenciaram dois eixos temáticos: o objeto educacional do Curumim e a analogia Curumimescola. Para os participantes, o Curumim tem por objetivo desenvolver a vida em grupo e a autonomia da criança; oferece flexibilidade e diversidade de conteúdos e aprendizagem pelo lúdico. Já a escola detém um currículo rígido e padronizado, não havendo articulação entre brincar e aprender. Os participantes da pesquisa atribuíram à criança a necessidade de um espaço para pensar e se expressar, exercer o lazer e aprender brincando, o que revela uma concepção de criança como sujeito que se constrói e produz cultura, e a infância, como o modo peculiar de intervenção da criança sobre o mundo. O Curumim é um entre outros exemplos de iniciativas públicas e privadas que se ocupam da educação não-formal, cujo processo merece compreensão e investigação no ambiente acadêmico e político, pela riqueza e especificidade de seus conteúdos e de suas formas de organização e gestão. Esperamos que a singularidade desses programas possa oferecer subsídios para repensar a educação formal e construir uma nova cultura escolar, calcada na autonomia e no protagonismo de educadores e educandos | por |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to investigate the social representation of Curumim members a non-formal education program managed by Social Service of Commerce in São Paulo State. To understand what this program means to their members, its families and educators answered a questionnaire. Using Representation Social Theory and Analisys of Content, answers showed up two focal points: the Curumim education object and Curumim-school analogy. The participants of this research believe that Curumim promotes children social life and autonomy, and offers diversity and flexibility of its contents, and learning by play. But school has rigid contents that learning by play becomes impossible. The research participants think that a space for reflexion, expression, leisure and learning by play is necessary for children development, showing up a child conception that considers children as subjects built by themselves and culture makers. Childhood is a singular way of child intervention over this world. Curumim Program is an example of public and private non-formal actions that deserve to be studied by academic and politic environments. We hope these programs offer subsidies to think about formal education for construction of a new school culture based on autonomous and protagonist educators and children | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32403/Sandra%20Negrini%20completa.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Ação cultural | por |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Cultural action | eng |
dc.subject | Social representation | eng |
dc.subject | Programa SESC Curumin | por |
dc.subject | Representacoes sociais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE | por |
dc.title | Para além dos muros da escola: a criança na perspectiva da ação cultural | por |
dc.title.alternative | Beyound school walls: children education by cultural action | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Negrini completa.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.