REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
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dc.creatorMontagna, Maria Elisabeth-
dc.contributor.advisor1Ancona-Lopez, Marília-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:39:27Z-
dc.date.available2005-04-04-
dc.date.issued2005-04-29-
dc.identifier.citationMontagna, Maria Elisabeth. O uso do raciocínio clínico na escala Wechsler de inteligência infantil. 2005. 147 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/15585-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar um modo de explorar as possibilidades do uso do raciocínio clínico na análise da Escala Wechsler de Inteligência Infantil (WISC), buscando distinguir os diferentes momentos desse raciocínio de modo a explicitar a análise qualitativa do teste, com vistas a fornecer indicadores e pistas para alunos e psicólogos que se utilizam deste instrumento no processo do psicodiagnóstico psicológico. Parte da premissa de que o raciocínio clínico utilizado na interpretação dos dados da Escala Wechsler de Inteligência Infantil (WISC) pode trazer subsídios para a compreensão do modo de produção e organização da criança, contribuindo para construir a compreensão psicodiagnóstica. Para atingir esse objetivo, é apresentado o modo de compreender o psicodiagnóstico que privilegia a função ocupada pelo teste de inteligência nesse processo. Diferentes concepções de inteligência são discutidas e é apresentado o raciocínio clínico, como descrito por Walter Trinca, usado para subsidiar a análise qualitativa da Escala Wechsler de Inteligência Infantil. Em seguida, um estudo de caso clínico ilustra como os dados obtidos na interpretação qualitativa da Escala Wechsler de Inteligência Infantil (WISC) contribuem para a compreensão da criança.por
dc.description.abstractThe purpose of this essay is to present a way of using the clinical reasoning in the Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC) analysis, distinguishing different moments of this reasoning during the analysis process, and thus providing leads and indications to students and psychologists that use this tool in the psychodiagnosis process. This essay is based on the assumption that clinical reasoning used in the evaluation and interpretation of the Wechsler Intelligence Scale for Children data can significantly contribute to a broader understanding of the child s production and organization, and thus, combined with other data obtained with different instruments, to the comprehension of the child and his/hers ways of dealing with the demands of life. To achieve this goal, it was introduced a way of comprehending the psychodiagnosis that emphasizes the role of the intelligence scale in this process. Different conceptions of intelligence are discussed, and the clinical reasoning, as described by Walter Trinca, is used as a subsyde to the qualitative analysis of the Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC). A clinical case study illustrates how the information obtained through the qualitative interpretation of the Wechsler Intelligence Scale for Children contributes to a broader comprehension of the child.eng
dc.description.sponsorshipPontificia Universidade de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30847/Sumario.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectClinical reasoningeng
dc.subjectwechslereng
dc.subjectintelligenceeng
dc.subjectPsychological Psychodiagnosyseng
dc.subjectEscala Wechsler de Inteligência Infantilpor
dc.subjectTestes de inteligênciapor
dc.subjectpsicodiagnóstico psicológicopor
dc.subjectraciocínio clínicopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.titleO uso do raciocínio clínico na escala Wechsler de inteligência infantilpor
dc.title.alternativeThe Application of Clinical Reasoning to the Wechsler Intelligence Scale for Children.eng
dc.typeTesepor
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