Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14747
Tipo: | Dissertação |
Título: | Histórias cruzadas: a narração no limiar do rastro e do esquecimento |
Autor(es): | Brum, Liniane Haag |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Maria Rosa Duarte de |
Resumo: | Esta dissertação inscreve-se numa zona intervalar entre a crítica e a criação literária, ou seja, entre o discurso crítico sobre uma obra, Antes do Passado o silêncio que vem do Araguaia (2012), de minha autoria, e a criação potencial de outra Casa de Pedra. O objetivo é o de especular possíveis pontos de vista para o narrador de um relato potencial cujo esteio está naquilo que ficou por dizer em outro, já publicado: o do romance Antes do Passado inscrito na literatura brasileira do período pós-ditatorial. A estratégia metodológica se estruturou em dois núcleos. O primeiro abrange a análise da narração de Antes do Passado o silêncio que vem do Araguaia, tendo como fundamentos os conceitos de narrador, rastro e limiar a partir dos estudos de Wayne Booth e Walter Benjamin. O segundo centra-se na obra em processo de criação - Casa de Pedra - e tem como eixo conceitual as noções de arquivo, ato e potência, a partir de Michel Foucault e Giorgio Agamben. Surge, deste contexto, a proposição de uma escuta que procura identificar, descrever e analisar procedimentos da voz narrativa de Antes do Passado, partindo de um lugar onde nos colocamos, simultaneamente, como pesquisadora e leitora que perscruta a própria obra. Já na Parte II, são investigados os mecanismos arquitetônicos de Casa de Pedra, por meio de uma voz reflexiva que mescla primeira e terceira pessoas, a narrar a construção da pesquisa de criação na forma de um Livro do Escritor , à luz do livro das Passagens de Walter Benjamin. Como resultado, delineamos uma espécie de cartografia literária de um proto-livro , que é Casa de Pedra, a partir da recolha e da organização de arquivos feitos de rastros de documentos, memórias, entrevistas audiovisuais, fotografias, narrativas verbais e escritas sobre a ditadura militar brasileira, o desaparecimento e a morte por meio de uma frágil narração que busca se manter no limiar entre o dito e o não dito, entre criação e des-criação |
Abstract: | This dissertation is inscribed into a zone of interval between critics and literary creation, that is, between the critical discourse about a work, Before the past: silence comes from Araguaia (2012), by my authorship, and the potential creation of another work - Stone house. Its objective is to speculate possible points of view for the narrator of a potential narration stablished around what is to be said by another one, already published: the novel Before the past, inscribed in the post-dictatorial Brazilian literature. Our methodological strategy is structured around two cores. The first one embraces the analysis of Before the past: the silence which comes from Araguaia, which was based on the concepts of narrator, vestige and threshold according to Wayne Booth and Walter Benjamin studies. The second one is centered on the work in progress - Stone house and has as conceptual axis the notions of archive, act and potency came from Michel Foucault e Giorgio Agamben studies. From this context, emerges the proposition of giving ear and trying to identify, describe and analyze Before the past narrative voice procedures, departing from a site where we are settled simultaneously as a researcher and a reader who scrutinizes her own work. In Part II, the architectural mechanisms of Stone house are investigated by a reflexive voice, which mixes first and third persons that narrate the creation research construction in the form of a writer s book , in the light of the book Passages, by Walter Benjamin. As a result, we delineated a sort of literary cartography of proto-book, which is Stone house, based on collecting and organizing archives made of documental vestiges, memories, audiovisual interviews, photographs, written and oral narratives about Brazilian military dictatorship, and the disappearing and death through a fragile narration which tries to keep itself in a threshold between said and non said, creation and (un)creation |
Palavras-chave: | Antes do passado O silêncio que vem do Araguaia Casa de Pedra Crítica literária Criação literária Romance brasileiro pós-ditatorial Before the past The silence which comes from Araguaia Stone house Critics literary Critics creation Post-dictatorial Brazilian novel Authorship |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Literatura |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Brum, Liniane Haag. Histórias cruzadas: a narração no limiar do rastro e do esquecimento. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14747 |
Data do documento: | 30-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Liniane Haag Brum.pdf | 6,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.