REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14489
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos da produção do texto narrativo nas séries iniciais de escolarização
Autor(es): Catarinacho, Deborah Cristina
Primeiro Orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: Este trabalho situa-se na linha de pesquisa "Leitura e redação" e tem como tema uma análise sobre aspectos específicos envolvidos na construção de textos narrativos nas séries iniciais de escolarização. Temos como objetivo apresentar o comportamento de certos mecanismos de coesão amplamente utilizados por crianças no momento da construção do texto escrito. Considerando-se que o modelo de texto que a criança possui, nesse momento, é o modelo de texto oral e partindo da hipótese de que tal concepção de texto é responsável pelo fato de seus textos escritos apresentarem uma série de características típicas do texto falado, pretendemos verificar como essas interferências se constituem e se relacionam no processo de produção do texto narrativo. Para tanto, são evidenciadas as ocorrências manifestadas na superfície textual reveladas pelo uso das marcas de oralidade, da repetição e da referenciação como recurso para garantir a progressão textual. Tais aspectos, absolutamente comuns no processo de aquisição da escrita, por vezes, constituem-se num problema para professores que desconhecem elementos fundamentais do processo de ensino e aprendizagem da língua escrita e acabam por rotular os textos produzidos como confusos e fracos. Com a intenção de socializar entre os professores esse conhecimento e contribuir com a ação docente orientadora da prática de ensinar a produzir textos, o presente trabalho, baseado numa concepção sociointeracionista da linguagem, apresenta uma série de atividades didático-pedagógicas como proposta de trabalho de escrita na escola que visa favorecer o desenvolvimento das habilidades textuais e, conseqüentemente, a reflexão sobre estratégias .- docentes realmente eficazes
Abstract: This paper is in tine with the "Reading and Writing" research and focus on the analysis of specific aspects engaged in the construction of narrative texts in the first school years. Our aim is to present how certain cohesion mechanisms, widely used by children when building up a written text, operate. Considering that the text model accessible to the child at this moment is oral and based on the hypothesis that this text conception accounts for the fact that their written texts display a series of features that typically occur in oral texts, we intend to study how these interferences are formed and relate along the process of building up the narrative text. To do 80, the occurrences manifested in the text surface revealed by the use of orality marks, repetition and referencing, are shown as a resort that supports the text progression. These aspects, commonly found along the writing acquisition process, sometimes pose a problem to teachers who are not aware of the fundamental elements engaged in the writing teaching-and-learning process and eventually label their students' texts confused and weak. In order to share this knowledge with teachers and contribute with teaching guidance to the practice of teaching text productions, the present paper, based on a social-interactionist approach to language, proposes a series of didactic-pedagogic activities to deal with writing at school that aims to promote the development of the writing skills, and therefore ref1ectionson really et1icientteachíng strategies
Palavras-chave: Crianca -- Escrita
Criancas -- Linguagem.
Linguagem escrita
Texto escrito
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Língua Portuguesa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Catarinacho, Deborah Cristina. Aspectos da produção do texto narrativo nas séries iniciais de escolarização. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14489
Data do documento: 30-Dez-2003
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deborah cristina.pdf
  Restricted Access
4,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.