REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13793
Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento de conflito numa reunião empresarial
Título(s) alternativo(s): Management of conflicts in the business meeting
Autor(es): Fernandes, Lindinalva Zagoto
Primeiro Orientador: Ikeda, Sumiko Nishitani
Resumo: A liderança é um conceito complexo e tem sido estudada sob muitas perspectivas por meio de várias disciplinas, dada a importância de se entender o estilo de gerenciamento que capacita os negócios a responderem rapidamente às exigências do mercado. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva analisar as estratégias adotadas por um líder para o gerenciamento de conflitos que afloraram durante as interlocuções que constituíram uma reunião de negócios de uma empresa de corretagem de imóveis, sediada num bairro de classe média da zona oeste da cidade de São Paulo. São examinadas as estratégias identificadas por Holmes & Marra (2004) bem como outras por nós verificadas nas práticas discursivas utilizadas para se exercer a liderança e manter as faces envolvidas, examinando um corpus de 1043 turnos conversacionais. O corpus pertence ao banco de dados do projeto DIRECT - LAEL- PUCSP e está inserido na linha de pesquisa Linguagem e Trabalho. O estudo é caracterizado como uma análise interpretativista e tem como suportes teóricos os princípios da Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985; 1994), da Lingüística Crítica (Fowler et al., 1979), da Teoria da Polidez (Brown & Levinson, 1987) e da Análise da Conversação (Sacks et al., 1974), pois julgamos importante, seguindo Eggins & Slade (1997) adotar uma base teórica eclética, extraindo as intravisões que essas diferentes abordagens têm a nos oferecer. O exame veio a confirmar o uso das estratégias de prevenção e desvio de conflito, resolução por negociação e por imposição (Holmes & Marra, 2004). Os dados permitiram apurar mais três estratégias, a saber: resolução de conflito por contestação, por concessão e por parceria, para possibilitar tanto o exercício da liderança quanto a proteção das faces envolvidas e as relações interpessoais, em jogo na interação
Abstract: Leadership is a complex concept and has been studied under many perspectives by means of several disciplines, given the importance of understanding the management style that enables businesses to answer quickly to the market requirements. In this perspective, the present study aims to analyze the strategies adopted by a leader for the management of conflicts arising during the business-oriented interlocutions in the course of a meeting of a real state company hosted in a middle class neighborhood of the West zone of the city of São Paulo. The strategies identified by Holmes & Marra (2004) as well as others we had seen used in the discursive practices in order to exert leadership and to keep the involved faces, are examined on the basis of a corpus of 1043 conversational turns. The corpus belongs to the database of project DIRECT - LAEL- PUCSP and is inserted in the research line Language and Work. The study is characterized as an interpretativist analysis and has as theoretical support the principles of Systemic-Functional Linguistics (Halliday, 1985; 1994), Critical Linguistics (Fowler et al., 1979), the Theory of Politeness (Brown & Levinson, 1987) and Analysis of Conversation (Sacks et al., 1974), for we think it is relevant, following Eggins & Slade (1997), to adopt an eclectic theoretical base that extract insights these different approaches have to offer. The study came to confirm the use of the strategies of prevention and deviation of conflict, resolution by negotiation and resolution by imposition (Holmes & Marra, 2004). Data allowed the identification of three other strategies: conflict resolution by contesting, by concession and by partnership, used to make possible both the exercise of leadership and the protection of the faces and interpersonal relationships involved in the interaction
Palavras-chave: Gerenciamento
Autoridade
Leardeship
Management
Authority
Lideranca
Administracao de conflitos
Conversacao
Analise da conversacao
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Fernandes, Lindinalva Zagoto. Management of conflicts in the business meeting. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13793
Data do documento: 18-Mai-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Lindinalva Zagoto Fernandes.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.