Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13315
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos |
Autor(es): | Trindade, Ana Paula Pires |
Primeiro Orientador: | Beltran, Maria Helena Roxo |
Resumo: | Este trabalho foi produzido no âmbito do Projeto: História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores) do Programa Observatório da Educação OBEDUC, (CAPES/INEP), processo número 23038.002603/2013-47. Um dos objetivos deste estudo é realizar um levantamento dos artigos voltados à interface História da Ciência e Ensino, publicados em periódicos da área de educação, bem como analisar, quantitativa e qualitativamente, aspectos historiográficos em História da Ciência subjacentes aos artigos selecionados. Este estudo visa mostrar a perspectiva historiográfica dos textos de História da Química publicados entre 1994 e 2014. O eixo condutor desta análise será a visão de História da Ciência como campo específico interdisciplinar, no qual os estudos são desenvolvidos em três esferas de análise (historiográfica, epistemológica e contextual), sendo que a ênfase deste estudo será a historiográfica. Será estudada a influência das produções do CESIMA nesses artigos de História da Química |
Abstract: | This work has been developed as part of the "History of science and education: interdisciplinary approaches in Higher Education (diagnosis, continuous and specialist training for teachers)", Supported by the Centre for Education Program - OBEDUC (CAPES / INEP process 23038.002603 / 2013 -47. The main purpose of this study is collecting articles regarding the interface History of Science and Education, published in the education periodics, as well as analyzing the historiographical perspectives, both in quantity and quality, concerning the selected articles. This study intends to show the historiographical perspective on the texts in the History of Chemistry published in the last twenty years. The leading axis of this analysis is vision of History of Science as an specific interdisciplinary field, in which studies are developed in three different analysis spheres (historiographical, epistemological and contextual), emphasizing that this study s approach is historiographical. The influence of CESIMA will also be studied in this dissertation |
Palavras-chave: | História da Ciência e Ensino História da Química Historiografia Análise de artigos History of Science and Education History of Chemistry Historiography Article Analyses |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | História da Ciência |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência |
Citação: | Trindade, Ana Paula Pires. Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13315 |
Data do documento: | 18-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História da Ciência |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Paula Pires Trindade.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.