REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História da Ciência
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Ana Paula Pires-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473965T9por
dc.contributor.advisor1Beltran, Maria Helena Roxo-
dc.date.accessioned2016-04-28T14:16:22Z-
dc.date.available2015-10-21-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifier.citationTrindade, Ana Paula Pires. Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/13315-
dc.description.resumoEste trabalho foi produzido no âmbito do Projeto: História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores) do Programa Observatório da Educação OBEDUC, (CAPES/INEP), processo número 23038.002603/2013-47. Um dos objetivos deste estudo é realizar um levantamento dos artigos voltados à interface História da Ciência e Ensino, publicados em periódicos da área de educação, bem como analisar, quantitativa e qualitativamente, aspectos historiográficos em História da Ciência subjacentes aos artigos selecionados. Este estudo visa mostrar a perspectiva historiográfica dos textos de História da Química publicados entre 1994 e 2014. O eixo condutor desta análise será a visão de História da Ciência como campo específico interdisciplinar, no qual os estudos são desenvolvidos em três esferas de análise (historiográfica, epistemológica e contextual), sendo que a ênfase deste estudo será a historiográfica. Será estudada a influência das produções do CESIMA nesses artigos de História da Químicapor
dc.description.abstractThis work has been developed as part of the "History of science and education: interdisciplinary approaches in Higher Education (diagnosis, continuous and specialist training for teachers)", Supported by the Centre for Education Program - OBEDUC (CAPES / INEP process 23038.002603 / 2013 -47. The main purpose of this study is collecting articles regarding the interface History of Science and Education, published in the education periodics, as well as analyzing the historiographical perspectives, both in quantity and quality, concerning the selected articles. This study intends to show the historiographical perspective on the texts in the History of Chemistry published in the last twenty years. The leading axis of this analysis is vision of History of Science as an specific interdisciplinary field, in which studies are developed in three different analysis spheres (historiographical, epistemological and contextual), emphasizing that this study s approach is historiographical. The influence of CESIMA will also be studied in this dissertationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29961/Ana%20Paula%20Pires%20Trindade.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistória da Ciênciapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da Ciênciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Ciência e Ensinopor
dc.subjectHistória da Químicapor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectAnálise de artigospor
dc.subjectHistory of Science and Educationeng
dc.subjectHistory of Chemistryeng
dc.subjectHistoriographyeng
dc.subjectArticle Analyseseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpor
dc.titleAnálise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História da Ciência

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Pires Trindade.pdf3,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.