REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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dc.creatorSilva, Alexandre de Paula-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4254635T3por
dc.contributor.advisor1Bianchini, Barbara Lutaif-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:58:46Z-
dc.date.available2008-11-18-
dc.date.issued2008-10-24-
dc.identifier.citationSilva, Alexandre de Paula. Conceito de função: atividades introdutórias propostas no material de matemática do ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11337-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar o conceito de função nas atividades de matemática do material do Ensino Fundamental da rede pública estadual de São Paulo, utilizado no início do ano letivo de 2008. Foi realizada uma pesquisa documental de caráter qualitativo investigando se o conceito de função apresentava-se de forma implícita ou explícita, se as atividades proporcionam favorecimento em sua apreensão futura e quais os tipos de registros de representação semiótica que figuram em tais atividades, bem como se há tratamento ou conversão nas possíveis estratégias de solução. A pesquisa fundamentase nos conceitos sobre função apresentados por Bento de Jesus Caraça e na teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. Os resultados obtidos revelam que o conceito de função está presente nas atividades de forma implícita e favorecem o seu estudo futuro, pois tratam de conceitos introdutórios daquele objeto matemático como: proporcionalidade direta e indireta, razão, relação entre grandezas e observação e generalização de padrões. Revela-se haver transformações de registros do tipo tratamento e conversões tanto congruentes como não-congruentes; não havendo nenhuma atividade que possibilitasse a conversão nos dois sentidos. Um aspecto interessante observado foi o fato de que as atividades não apresentam definições diretas e formais e possibilitam o trabalho dos conceitos de forma contextualizada, numa linguagem acessível, constituindo um material que percebemos estar em consonância com as orientações metodológicas atuais constantes dos documentos oficiais da educaçãopor
dc.description.abstractThis research has the objective of investigating the function concept in the mathematics activities of the elementary teaching material in the public school system used in São Paulo during the beginning of the 2008 school year. A documentary research with qualitative caracter was developed by investigating if the function concept was implicit or explicit, if the activities favour its grasp and which kinds of registers of semiotic representation are in such activities, as well as if there is any treatment or conversion in the possible solution strategies. The research is based on the concepts about function presented by Bento de Jesus Caraça and on Raymond Duval's registers of semiotic representation. The results obtained reveal that the concept of function is implicitly present in the activities and favour its future study, therefore they deal with introductory concepts from that mathematical object like: direct and indirect proportionality, reason, the relation between the widths and the standards observation and generalization. They also reveal register transformations like treatment and conversions either congruent or non-congruents, however with no activities that could allow the conversion toward both sides. An interesting observed point was the fact that the activities don't show direct and formal definitions, and they give us the possibility of working with the concepts in a contextualized way and with an accessible language, consisting of a material we notice that matches with the current methodological orientations that are part of the official education documentseng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23646/Alexandre%20de%20Paula%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConceito de funçãopor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectRede Pública Estadual de São Paulopor
dc.subjectFunction concepteng
dc.subjectRegisters of semiotic representationeng
dc.subjectPublic school system used in São Pauloeng
dc.subjectFuncoes (Matematica)por
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subjectMatematica (Elementar) -- Problemas, exercicios, etcpor
dc.subjectMaterial didaticos -- Avaliacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleConceito de função: atividades introdutórias propostas no material de matemática do ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
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