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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10659
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dimensões da educação paulista nos anos 20: inquirindo, reformando, legitimando uma escola nova |
Autor(es): | Mate, Cecilia Hanna |
Primeiro Orientador: | Antonacci, Maria Antonieta Martines |
Resumo: | O presente estudo é o resultado de um longo caminhar de reflexões experencias na área da educação, pleno de idas e vindas, que encontrou nos anos 20, em São Paulo, fontes surpreendentes de análises, dúvidas, revisões, redescobertas. A pesquisa centrou-se em dimensões da educação escolar paulista daquela década, à partir de 3 momentos: a chamada Reforma Sampaio a (LEI nº 1750, de 1920; o Inquerito da Instrução Pública de 1926, realizado por Fernando de Azevedo; e a chamada Reforma de 1931 efetuada por Lourenço Filho. Através destas expressões, discutimos como os projetos educacionais denominados de renovadores por seus autores, articularam-se a projeto social mais amplo de reforma dos costumes. A partir de intervenções no plano social, fundamentadas na Razão e na Ciência tentavam redefinir e padronizar formas de pensar, sentir, viver e trabalhar, dos diferentes grupos sociais presentes no contexto dos anos 20. Procurou-se, articular o tema da educação aos conflitos e tensões sócio-culturais engendrados na sociedade fabril, o que significou a técnica e a ciência como que, caminhos, perceber também, carregam intervenções, parcialidade, imposições, controle social. Portanto, as questões educacionais, que tanto preocupavam as elites patronais, intelectuais e institucionais, nio tiveram, apenas, o objetivo de organizar um sistema de educação mas determinar e criar legitimidade em torno de uma forma de conceber a educação, definindo claramente seus objetivos e seus meios |
Palavras-chave: | Educacao -- Historia -- Sao Paulo Inquerito da Instrucao Publica de 1926 Reforma Sampaio Doria (Lei nº 1750, de 1920) Reforma de 1931 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação |
Citação: | Mate, Cecilia Hanna. Dimensões da educação paulista nos anos 20: inquirindo, reformando, legitimando uma escola nova. 1991. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10659 |
Data do documento: | 30-Nov-1991 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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